Os árbitros Luiz Paulo Pinheiro, Leonardo Lorenzatto, e o árbitro assistente Eduardo Teodoro, foram escolhidos pela Comissão de Arbitragem da CBF, para participar das primeiras do “FIFA-RAP” para jovens talentos. Durante o curso os árbitros tiveram aulas teóricas e exercícios práticos em campo no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca (RJ).
Na oportunidade os profissionais selecionados foram treinados pelos instrutores da FIFA uruguaio Darío Ubríaco e o argentino Hernan Maidana. Além disso, o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Wilson Seneme, que trabalhou a parte tática e física com os oficiais durante as semanas, comentou essa troca de informações:
“É muito importante, dentro do programa de capacitação, contarmos com o apoio da FIFA em um evento. Tivemos as presenças de dois ex-árbitros e instrutores da FIFA: o uruguaio Darío Ubríaco e o argentino Hernan Maidana. Nos possibilita ter uma visão internacional e clara das regras do jogo para podermos evoluir. É um grupo de jovens talentos”, começou dizendo.
Foram selecionados árbitros e assistentes das 27 federações estaduais com base em seu potencial para apitar na Série A do Campeonato Brasileiro