A secretaria estadual de Saúde informou que devem ser realizadas aproximadamente 100 cirurgias bariátricas, este mês, no hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Até ontem (13), foram realizados 49 procedimentos cirúrgicos desta especialidade.
Nos últimos sete meses, a unidade de saúde realizou mais de 550 cirurgias bariátricas, uma média de 80 cirurgias por mês. A estimativa é feita com base na previsão de atendimento aos pacientes que aguardam na fila de espera, contudo, a execução dos procedimentos cirúrgicos depende de todo o protocolo pré-operatório, informou a secretaria.
Os pacientes bariátricos são encaminhados para o hospital por meio do Sistema Estadual de Regulação conforme a disponibilidade de vaga.
A diretora da unidade, Cristiane de Oliveira, explica que, ao iniciar o atendimento, o paciente realiza a primeira consulta com o médico cirurgião e depois segue para consultas e exames com cardiologista, pneumologista, endocrinologista, nutricionista, psicólogo e psiquiatra.
Atualmente, o Metropolitano dispõe de 208 leitos, sendo 40 leitos de UTI Geral, 20 leitos de UTI Covid-19 e 148 leitos de enfermarias. Além de atuar como referência para cirurgias bariátricas, o local também oferta as especialidades de ortopedia, cirurgia geral, urologia, neurologia clínica, neurocirurgia, clínica médica e atende demandas da Covid-19.