As histórias de pessoas que se fortalecem diante das próprias fraquezas e ainda se tornam referência de apoio para causas sociais são raras, nobres e inspiradoras.
Sônia Ceneviva, moradora de Catanduva, é uma destas pessoas, que compreendem perfeitamente o quanto seu papel, assim como o de cada um de nós, é importante para a construção do Brasil onde todos se sentirão orgulhosos de viver bem.
Em 2007, Sônia descobriu ter câncer de mama. Não só se curou, como converteu a convivência com a doença em estímulo para fundar a Associação Sempre Viva, junto com outras mulheres vítimas de câncer.
Entre outras ações, as voluntárias da Sempre Viva confeccionam próteses mamárias, distribuídas gratuitamente para 17 hospitais e instituições de Saúde de cinco Estados.
Nestes cinco anos da entidade, já foram entregues mais de 7.500 próteses a milhares de mulheres que, muito provavelmente, nãoteriam como pagar R$ 400,00 por uma, preço no mercado.
Há dois anos, Sônia foi uma das dez consultoras de vendas da Natura a ter o seu projeto reconhecido pelo Acolher, programa da Natura que apoia consultoras engajadas que realizam ações sociais. Sônia e os outros 1 milhão e 200 mil consultoras e consultores são estimulados, apoiados e reconhecidos pela Natura por acolherem suas comunidades por meio de ações que trazem impactos sociais positivos.
Empresa e consultores sabem que transformação social envolve compartilhar ideias, trocar experiências e criar uma corrente que atinja e influencie outras pessoas em prol do desenvolvimento de mais ações e mais colaboração.
Um dos principais impulsos desse desenvolvimento é o fazer em rede. A Associação Sempre Viva de Catanduva é um exemplo de como temos conseguido atuar dessa forma. Em 2011, Sônia foi uma das indicadas aoPrêmio Claudia, da Editora Abril, a maior premiação feminina da América Latina, que tem o objetivo de destacar mulheres que desenvolvem ações em prol de suas comunidades.
A Natura continua convidando suas consultoras a compartilharem suas histórias e participarem do Programa Acolher para serem, merecidamente, conhecidas e reconhecidas. E assim incentivadas a continuarem seus caminhos de transformação. Acreditamos que histórias, como a de Sônia e de nossas outras consultoras, podem inspirar outras pessoas e empresas a atuarem a favor de um Brasil cada vez melhor.
Marcus Rissel – diretor regional