Não é de hoje que o facebook serve de armadilha para muitos usuários, o caso chama atenção principalmente nas escolas, como sou Educadora estou acostumada a aconselhar os alunos sobre alguns riscos; principalmente os pequenos do 6°/ 7°/ 8° e 9° Ano, estes são os mais procurados no requisito paquera e relacionamento, uma amizade falsa que começa com conversas ingênuas, a maioria caia nestas armadilhas do facebook por inúmeros motivos, por isso, faz-se necessário maior atenção e cautela dos pais.
Adolescentes ficam fascinados quando alguém de boa aparência pede sua “amizade”; as meninas se deixam encantar com corpos esculturais de homens mais velhos e rostinho de anjo grego, primeiro são as conversas, depois os elogios e por fim os convites, isso é um perigo! Com os meninos não é diferente, primeiro um convite de uma boazuda, ou mesmo, de um rostinho angelical, todas as mulheres bonitas e simpáticas, conversas descontraídas e promíscuas, muitos convites surgem neste meio tempo.
Lembro-me de muitos alunos comentarem comigo em sala de aula que estão mantendo amizade com pessoas do exterior, empresários, que vão viajar para conhecer a pessoa, que já estão namorando virtualmente; como saber se estas pessoas são reais? Difícil mesmo, mas muitas dicas devem ser seguidas para evitar que um fake tome conta de sua página do facebook e até mesmo de sua história de vida.
Em determinado site achei este lembrete: “Status de relacionamento: existem diversas opções de status de relacionamento no Facebook, desde "casado" até "enrolado". No entanto, existe também a opção de não responder à questão e deixá-la em aberto, que é a opção escolhida pela maioria dos homens que usam o Facebook para paquerar. Mesmo se o status dele estiver "solteiro", não acredite de primeira. Investigue e dê uma olhada nas fotos. Pode ser que ele tenha "esquecido" de mudá-lo”. Não obstante disso os fake estão ficando mais abusados, não importa o que colocam no STATUS, eles copiam páginas de amigos seus, fazem-se passar por eles para dar credibilidade a sua própria página.
Outra forma que oferece risco são os “Amigos em comum”, quando você entra no face, está lá uma série de convites, muitos aceitam de primeira sem verificar os amigos que ambos têm em comum, já outros verificam antes de aceitar; porém a armadilha vem das duas formas, qualquer fake pode “roubar” a página de seus amigos, copiando os amigos dele e seus em sua própria página falsa, por isso fiquem atentos, visualizem tudo, principalmente, as fotos, caso não tenha fotos de parentes, do dia a dia da pessoa, coisas rotineiras de festas na cidade onde mora, é melhor desconfiar.
Chamam a atenção também à idade, a profissão e os hobbies, pois são coisas muito fáceis de esconder, por exemplo, mentir sobre a idade que realmente tem para abrir o face qualquer um pode fazer, principalmente, se for menor de idade; pois só é permitido ter a página se a pessoa já possui 18 anos; como não há averiguação ou inspeção da mesma, muito normal isso acontecer. Evidente que por isso quase todos meus alunos tem sua própria página. Uma medida razoável que pode ser averiguada sempre e verificar se a idade concorda com as fotos publicadas, na maioria dos casos das pessoas conhecidas e que moram na mesma cidade é fácil identificar a verdade dos fatos, porém quando se trata de alguém que não se sabe quem é, ainda não é impossível descobrir a verdade; uma dica é escrever o nome da pessoa completo no GOOGLE, pedindo RG, CPF e outras referências.
O próximo fator a ser analisado é a profissão, muito fácil modificar sua verdadeira profissão, principalmente, quando se trata de alguém que você nunca viu na vida, evidentemente, houve no passado uma novela que se referiu exatamente a isso “Explode Coração”.
Já o setor dos hobbies desperta interesse, veja o que os sites dizem: ”você gosta de sair para jantar. Ele (a) não. Mas, se está interessado em você, ele (a) pode muito bem fingir que gosta de sair para jantar e dar check-in em vários restaurantes da moda. Atualmente, com a tecnologia, é "fácil" se tornar expert em vários assuntos”. É bom ficar de olho mesmo!
Desde que o facebook surgiu, eu mesma, nunca tomei qualquer uma destas precauções, aceitava todos, de qualquer região, todos os alunos, amigos de alunos, todos os colegas de trabalho e amigos de colegas de trabalho, todos os parentes e amigos destes parentes, pessoas do exterior; por este motivo, sem precisar permitir, dei acesso às minhas informações a outros, tive minha imagem copiada e publicada em nome de outra pessoa no exterior com o nome de “Frizza”, já tive dois e-mail rakeados, tive minha imagem copiada em outros sites de relacionamento, como aconteceu com as atrizes Carol Castro e Juliana Paes, estudei sobre o caso e isso ocorre constantemente. O erro está em ACEITAR qualquer pessoa sem investigar, hoje se faz necessário fazer isso, ter cautela, pois para se livrar destas páginas inconvenientes é imperativo que acione a Lei; há alguns anos não existiam recursos para se livrar destes indigestos fatos, e por serem caros também; todavia fora recentemente aprovada Nova Lei, leiam e procurem saber mais sobre o assunto, isso é importante.
*Andréia Kmita é professora na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Filho em Alta Floresta