Some o quanto já sonhou acordado e dormindo. Ficou difícil contabilizar? Então, quantos sonhos você teve no último ano? Ainda complicado? Que tal, então, somar os que você sonhou no último dia?
Uns dois dormindo (pesadelo não conta), uns três no café da manhã (hum… olhando a grama do vizinho… rs), às cinco, na manhã de trabalho (não vale sonhar maldades ao seu líder ou gerente de conta, hehe…), três no almoço (sem contar o da grama do vizinho de novo), mais uns quatro à tarde (sim, um salário maior sempre cai bem), à noite mais uns seis (concordo, o cabelo do cara da novela é legal, mas ele é feio) e lá se vão vinte e três sonhos.
Agora a parte mais difícil: quantos você realizou? Sem desculpas, por favor. Apenas o número realizado. Pois é, pouco ou zero, depende do dia. Sonhar é inútil, então?
De forma alguma. Sonhar é mágico e no mínimo alivia muitas frustrações. Sonhar é Imprescindível!
Mas por que tantos sonhos e tão poucas realizações? Porque realizar é algo que exige precisão: a precisão de exatidão e a "precisão" da necessidade de planejar; logo, a frase que resume isso é: Planejar é Preciso!
Tome nota dos sonhos que lhe encantam e comece um plano para eles. Verás que alguns podem avançar; outros, só daqui a alguns dias, meses ou anos. Mas deve planejar, ver se este sonho não acaba com outros, se os que ele anula são mais ou menos interessantes, se cabe no orçamento… Trate como um jogo de xadrez: vendo todos os movimentos de todas as peças em todas as etapas, muitos problemas serão evitados e verás oportunidades melhores. Agora, envolva as pessoas que deseja que estejam no mesmo sonho; com um plano, vai ser mais fácil convencê-las a sonhar junto com você.
É hora de pôr em prática, seguir o plano. Cuidado aqui: muitos planos morrem afogados por outros sonhos levianos e sem planos. Tenha foco no plano: as pedras estarão em todos os planos, por isso construa experiência com elas; às vezes, a execução demora mais do que o sonho e para torná-lo real você precisa pensar que: Realizar é… Realizar! (sim, isso mesmo).Planejamento é uma importante etapa entre sonhar e realizar. Portanto use-o, seja na vida pessoal, em ações publicitárias, nos negócios, nas soluções de problemas (sim, serve para resolver problemas e fazer com que não ocorram mais).
Trabalho com publicidade há 18 anos e posso afirmar que o que mais prejudica uma campanha publicitária não são as más campanhas ou campanhas de verba reduzida, e sim não ter um plano para pegar um sonho, um objetivo e transformá-lo em meta batida. Numa analogia bem simples, o cliente quer ir para a praia tomar um banho de mar com baianos (e baianas), pega o carro e sai andando sem saber onde é a praia, apenas sabe que tem de viajar (fazer propaganda). Vários quilômetros (desperdiçados) depois, percebe que perdeu tempo e dinheiro, resolve comprar um mapa para traçar a rota, aí planeja o melhor caminho para chegar à praia do jeito que ele gosta, no tempo que ele pode chegar e com o recurso que tem. Então recomeça a viagem, mas agora tem um profissional para ajudar (agência de publicidades). A estrada é longa, o caminho é deserto e os outros sonhos estão ali por perto. Pronto. No meio do caminho, começa a ir para a estação de esqui (a agência recomenda continuar no foco, mas…). Resultado: acaba o combustível, o carro não está preparado para andar na neve e não conseguiu chegar na estação de esqui e nem na praia. Perdeu além de tempo, dinheiro e sonhos.
Por Daniel Ludwig – Dreamer / Director Nova Mídia Publicidades