"Ser empreendedor é se jogar do alto de um penhasco e construir um avião durante a queda".
Reid Hoffman
A frase acima, do cofundador do linkedin, obviamente exagerada, ilustra muito bem o tema desse artigo. Não consigo imaginar situação mais dramática para se tocar um negócio que num ambiente de guerra. Fico sempre espantado quando, ao ler histórias de empresas, vejo casos de algumas companhias que passaram pelas piores provações durante as guerras e continuaram existindo. Fico imaginando como seria tocar um negócio em meio ao caos, destruição, bombardeios e ocupações… e continuar no negócio, abrindo suas portas e atendendo os clientes do jeito que fosse possível.
Existem centenas desses exemplos nos países afetados pela segunda guerra mundial… e não me refiro àquelas empresas que se engajaram no esforço de guerra, lucrando com isso. Falo dos negócios mais prosaicos: padarias, bazares, mercados, feiras. Aos trancos e barrancos a vida continuava. Por isso, penso ser um grande erro quando ouço alguém dizer que está adiando planos devido à crise, inflação, eleição deste ou daquele candidato, mesmo quando todas as outras condições necessárias para o empreendimento já estão presentes. Se houver de fato dúvidas razoáveis quanto ao projeto em si, tudo bem ter cautela. Porém, aguardar o momento ideal é uma coisa irreal. Os eventos, positivos ou negativos, que podem ajudar ou atrapalhar um negócio, se sucedem o tempo todo, e o adiamento exigirá reformulações no planejamento e o atraso pode de fato aumentar o risco em vez de diminuí-lo.
Quando se pensa em iniciar um empreendimento, o mais importante é cuidar da porta para dentro. Pensar somente naquilo que controlamos. Os eventos externos, a macro economia, tudo isso está fora do nosso círculo de influência.
O essencial, em qualquer ocasião, são os três Ps do marketing, a estratégia, o conhecimento, a tecnologia, o capital, as pessoas, coisas que são vitais independentemente do que esteja acontecendo na sua cidade, no seu estado, no seu país ou mesmo no mundo.
E o fracasso pode ocorrer, não importando quão favorável é o momento. Não existem garantias. Podem ocorrer falhas na execução, por exemplo. Um concorrente inovador pode aparecer do nada. Enfim, muita coisa pode dar errado quando se fala em empreender. E isso não tem nada a ver com crises. Várias empresas brasileiras foram criadas justamente no período mais crítico da hiperinflação brasileira no final dos anos 1980 e inicio dos anos 1990. Outras tantas enfrentaram e sobreviveram aos mirabolantes planos econômicos da época. Outras, antigas, experimentaram grande crescimento nesse mesmo período. Outras sucumbiram.
Em qualquer tempo e situação, é muito importante a resiliência e adaptabilidade, pois a capacidade de suportar eventos negativos e reagir rapidamente às mudanças é o que de fato vai garantir a sobrevivência e a prosperidade de qualquer empreendimento.
Granvile Alencar é empresário em Sinop