O Maracanã receberá a final da Libertadores de 2023. O presidente da Conmebol Alejandro Domínguez anunciou nesta quarta-feira que o estádio localizado no Rio de Janeiro receberá a decisão do torneio continental. Já a final da Sul-Americana acontecerá em Montevidéu, no Uruguai.
O palco da decisão da Libertadores receberá pela segunda vez o duelo que decide a taça. Em 2020, o Maracanã recebeu o jogo entre Palmeiras x Santos, no qual o Alviverde saiu vitorioso, por 1 a 0, conquistando o bicampeonato.
Desde 2019 que a final do torneio é disputada em jogo único, com campo neutro. Naquele ano, os finalistas Flamengo e River Plate definiram o título no Peru, no Estádio Monumental, em Lima.
Já em 2021, a grande decisão foi disputada no Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Na ocasião, o Palmeiras bateu o Flamengo por 2 a 1.
Na última edição, a equipe carioca, mais uma vez finalista, disputou o título em Guayaquil, no Equador, contra o Athletico-PR, e levou a melhor, após vencer por 1 a 0.
Seguindo os mesmo moldes da Libertadores, a Copa Sul-Americana também tem decidido seus campeões em jogos únicos com sede neutra. A de 2023 será decidida em Montevidéu, no Uruguai.
Esta, portanto, será a segunda vez que o País receberá a final da Sul-Americana. Em 2021, a decisão entre Athletico-PR e Bragantino aconteceu no estádio Centenário. O rubro-negro foi quem faturou o título.
Em 2019, a decisão entre Cólon e Independiente del Valle aconteceu no estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai, quando os equatorianos levantaram a taça. Nos anos de 2020 e 2022, o palco dos duelos foi o Estádio Mario Alberto Kempes, na Argentina (Defensa y Justicia 3 a 0 Lanús – 2020; Independiente del Valle 2 a 0 São Paulo – 2022).