O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, secretários, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Silvio Rangel e diretores, participaram em São Paulo de feiras tecnológicas, em busca de tecnologias para implantação do projeto de “Cidades inteligentes”, uma comitiva de Mato Grosso participou de duas feiras do segmento ferroviário nesta semana, a NT Expo e Intermodal South América, em São Paulo, conhecendo empresas voltadas para o desenvolvimento dos modais hidroviário, rodoviário, aeroviário e ferroviário na Intermodal South América. Além disso, os participantes puderam apresentar as potencialidades do Estado e de Lucas do Rio Verde como um futuro entroncamento logístico, com a ferrovia estadual Rondonópolis-Cuiabá-Nova Mutum-Lucas do Rio Verde com previsão dos trilhos chegarem a Lucas tem 2028.
Houve congresso com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar sobre o plano de reestruturação e ampliação do modal ferroviário, ferrovias autorizadas e as oportunidades para o agronegócio. O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), trabalha para desenvolver o projeto das “Cidades Inteligentes”, um conceito para definir municípios com sistemas de interação e uso de serviços de forma estratégica.
“O Senai MT está junto com Lucas do Rio Verde no projeto de “Cidades Inteligentes” e fomos no Inatel para tratar de ações para o desenvolvimento nas áreas de conectividade, 5G e softwares de inteligência Artificial para automação de sistemas na cidade. Essa parceria entre tem tudo para ser um case de sucesso e exemplo para o Brasil”, aponta o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.
No Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, uma instituição, dedicada à formação de profissionais no setor de telecomunicações e tecnologia, em busca de parcerias e novas tecnologias que podem ser utilizadas no município. Ainda nesta sexta-feira, a comitiva visitou o Programa Municipal de Inovação (Prointec) de Santa Rita do Sapucaí, onde se desenvolvem ações como a incubação de empresas e projetos de base tecnológica.
As cidades inteligentes ou Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais e serviços voltados ao desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. São considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana, de acordo com a FGV.
“É importante para o desenvolvimento do município estar atento às novas tecnologias e buscar parcerias que possam contribuir com aquilo que nós propomos, que é a construção de uma Lucas do Rio Verde moderna, inovadora e principalmente, pensada no bem-estar das pessoas”, disse, através da assessoria, o prefeito Miguel Vaz.