PUBLICIDADE

Centro de Referência Paralímpico é inaugurado em Várzea Grande

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Foi assinado ontem, em solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o governo de Mato Grosso, prefeitura de Várzea Grande e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para recursos na implantação do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, o 2º do Estado. O Centro de Referência tem o objetivo de estabelecer um programa de iniciação esportiva paralímpica para crianças e jovens com idades entre 11 e 17 anos, com deficiência física, visual e intelectual, de Várzea Grande e região. Para a criação e manutenção do Centro, a secretaria informou que garantiu recursos de quase R$ 500 mil. 

As atividades do centro terão início na próxima quarta-feira (15). Direcionado ao público de 11 a 17 anos, o projeto inclui as modalidades de goalball, futebol de cegos, natação, atletismo, badminton, bocha e judô.  Inicialmente, as atividades serão oferecidas no ginásio Poliesportivo Fiotão, que é o polo central do projeto. Posteriormente, também vão acontecer no Centro de Iniciação Esportiva (CIE), no bairro Alice Gonçalves; na escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos, no bairro Imperial; na academia da Polícia Militar do Bairro Costa Verde; e no ginásio Jorge Mussa, no bairro Figueirinha. 

As inscrições seguem abertas para novos participantes no ginásio Fiotão, em horário comercial. Para o cadastro, a documentação necessária é: RG e CPF (do aluno e do responsável), laudo médico, comprovante de endereço e da instituição de ensino, foto 3×4. 

De acordo o diretor técnico do CPB, David Costa, o programa de educação paralímpica tem como grande objetivo a inclusão social. “O que queremos é que o esporte esteja ao lado das demais atividades que ajudam a mostrar à sociedade que nós somos capazes. O esporte é transformador e nossa missão é tornar as aulas de educação física e projetos de iniciação esportiva cada vez mais inclusivas”. 

O outro centro paralímpico fica em Cáceres, no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O terceiro está em construção, em Canarana. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE