A primeira fase do Campeonato Mato-grossense terminou, no final de semana, e a próxima fase ainda deve aguardar uma decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso (TJD), porque o União de Rondonópolis, classificado de forma antecipada para as semifinais, teria supostamente utilizado o jogador Pedro Henrique de GTA de forma irregular em todas as partidas. Pedro recebeu cartão vermelho pelo Grêmio Sorriso contra o próprio União, no dia 9 de fevereiro de 2022.
No dia 6 de março de 2022, GTA foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso (TJD) e segundo o edital, punido com seis jogos de suspensão, tendo que cumprir pena na competição subsequente organizada pela Federação Mato-grossense de Futebol. Neste ano, o atleta foi contratado pelo Colorado, onde foi relacionado nas nove partidas e utilizado em campo em sete oportunidades no estadual.
O União se defende dizendo que, antes de o campeonato começar, consultou junto ao TJD a situação de todos os jogadores do time sendo informado que não haveria ninguém irregular e se baseando nessa informação escalou o atleta.
O tribunal ainda não recebeu denúncia, no entanto clubes como Cacerense, rebaixado, Mixto e Nova Mutum, que não obtiveram classificação, estariam cogitando mover uma ação contra o clube de Rondonópolis exigindo perda de pontos.
A Federação Mato-grossense de futebol aguarda para marcar a rodada do final de semana, que terá os confrontos da ida pelas quartas de final entre Luverdense e Dom Bosco, Academia e Operário.