As ações de combate aos crimes ambientais em Mato Grosso serão intensificadas a partir desta terça-feira, com o lançamento da Operação Amazônia. Ao todo, 196 servidores irão a campo atuar, prioritariamente, nos 15 municípios que mais desmatam ilegalmente em Mato Grosso.
Estão à frente da operação as secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Segurança Pública, que, segundo o governo de Mato Grosso, buscam o esforço conjunto entre os órgãos e instituições parceiras na prevenção e combate ao desmatamento ilegal. De modo estratégico, serão fiscalizados os alertas de desmatamento identificados por imagens de satélite de alta resolução. Com isso, o Estado age rápido e impede a continuidade do desmatamento ainda no início.
As ações integradas reunem órgãos que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT), que é presidido pelo governador. Entre eles, a secretaria estadual de Meio Ambiente, Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Indea, Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, ICMBio e Funai.
O evento de lançamento da operação acontecerá às 7h30, na Praça das Bandeiras, localizada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.