A cotação da arroba do boi gordo mato-grossense caiu 1,89% em fevereiro, enquanto a paulista valorizou 1,21% ante a janeiro, ambas, livres do Funrural, estiveram na média de R$ 243,21 e R$ 292,67, respectivamente. A informação foi divulgada, esta tarde, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMA), no boletim semanal da pecuária.
Em Mato Grosso, as negociações seguiram pressionadas ao longo do mês, cenário intensificado na última semana após a confirmação pelo Mapa do caso da “vaca louca” no Pará. Já no âmbito paulista, ainda que o caso atípico da doença tenha impactado fortemente nos preços no final do mês, São Paulo teve cotações elevadas na primeira quinzena, fato que sustentou o fechamento mensal positivo.
Desse modo, o diferencial de base entre São Paulo-Mato Grosso encerrou fevereiro em -16,90%, alongamento de 2,62 pontos percentuais ante a janeiro. Assim, para este mês, o comportamento do diferencial de base, dependerá da duração do período de embargo das exportações à China e do consumo da proteína bovina no mercado interno.