A Polícia Civil acaba de confirmar que o vereador Jeosafa Castro (PSDB), presidente da Câmara de Rio Branco (257 km de Cuiabá), morreu baleado em confronto com a Polícia Civil, esta manhã. O delegado que coordenava a operação, Marcelo Menezes, também foi alvejado, socorrido a uma unidade hospitalar na região para os primeiros socorros. Ele está consciente e não corre risco de morte, entretanto, a Polícia Civil informou que ele passa por procedimento cirúrgico em Cáceres.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, a operação Rota Cercada foi deflagrada, no início da manhã, para cumprir 40 mandados judiciais, sendo 12 de prisões, e os demais de buscas. contra integrantes de uma associação criminosa envolvida em diversos crimes em quatro cidades – Rio Branco, Lambari d’Oeste e Salto do Céu, que fazem parte da “rota das águas” na região de fronteira – e em Barra do Bugres (Médio Norte) apurando os crimes de tráfico de drogas, associação, tortura, homicídio e outros delitos.
O delegado Marcelo Menezes informou, através da assessoria, que “entre os alvos da operação Rota Cercada está um vereador de Rio Branco e presidente da Câmara Municipal, investigado por integrar a associação criminosa envolvida com o tráfico de drogas na região. Conforme a investigação da Delegacia da Polícia Civil de Rio Branco, o parlamentar atuava no apoio logístico de armas de fogo para o grupo criminoso”.
Durante o cumprimento do mandado de prisão, a polícia aponta que o vereador Jeozafá “reagiu à abordagem realizando disparos contra as equipes policiais alvejando o delegado Marcelo Menezes. Ele acabou baleado durante o confronto e não resistiu”.
Ainda na nota, a Polícia Civil também confirmou que na Câmara de Vereadores de Rio Branco é cumprido mandado de busca e apreensão.
As prisões terão o prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogadas no decorrer da investigação.
Participam da operação policiais das delegacias de Rio Branco, Porto Esperidião, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, regional e municipal de Cáceres, Defron, Delegacia da Mulher, DEA, e as unidades da Delegacia da Regional de Pontes e Lacerda (Pontes e Lacerda, Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro e Campos de Júlio) e delegacia de Barra do Bugres.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.