A reciclagem do lixo é considerada a única solução ambientalmente correta e viável para os milhares de toneladas de lixo que são produzidas diariamente nas grandes cidades. Segundo os especialistas da área, é importante que os resíduos sólidos sejam tratados de forma a não contribuir com a exaustão dos recursos naturais. Assim, reciclar lixo é a maneira óbvia de diminuir a depredação e a exaustão da natureza. Atualmente, a maioria dos dejetos pode ser reciclada. E muitas empresas estão investindo em pesquisa para análise e busca de soluções para reciclagem de seu lixo.
Nas grandes cidades, boa parte da população já aprendeu a selecionarem seu lixo, separando o que pode ser reciclado ou reaproveitado do que é matéria orgânica que entra rapidamente em processo de decomposição. A questão da reciclagem de lixo, no entanto, é mais complicada do que parece. De nada adianta conscientizar a população ou os funcionários das organizações no sentido de separar os vários tipos de lixo se não existir sistemas de coleta seletiva bem implantada, desde o interior das empresas e residências até mesmo nos municípios.
A cada dia o país acumula mais de 260 mil toneladas de detritos, o que indica um índice de desperdício alarmante. Não se trata apenas de construir novas usinas de lixo, mais do que isso, o brasileiro precisa aprender a gerar menos lixo e se reeducar urgentemente pelo menos no que se refere ao lixo.
Este é na verdade um trabalho de ordem cultural. Afinal, o lixo bem mais que um problema, é um sinal, é um indicador do nosso estilo de vida. No mundo inteiro reduzir, reutilizar e reciclar são palavras de ordem. A mentalidade do desperdiço está sendo superada, tendo-se em mente a reutilização de tudo o que for possível e a reciclagem daquilo que tiver outra finalidade.
Com estas preocupações, muitas organizações estão procurando reeducar seus funcionários e até mesmo suas famílias no sentido da proteção ambiental, pois de nada adianta educar para haver menos desperdício e deixar de lado a questão do meio ambiente, transformando rios, lagos, praias e outros locais, em verdadeiros depósitos de lixo ou matérias em decomposição.
As empresas devem promover campanhas de reeducação ecológica, enviando para as escolas, residência de seus funcionários jornais, panfletos, cartilha, no qual ensina desde o aproveitamento de sobras de alimentos até, de maneira divertida, artigos dedicado às crianças sobre como proteger a natureza que as cerca. O próprio jornal é um bom exemplo de educação ecológica sendo produzida com papel reciclado
* Reinaldo do Carmo de Souza é professor da Universidade de Cuiabá