O prefeito Miguel Vaz entregou, ontem à tarde, ao senador Wellington Fagundes a proposta de criação do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde. O projeto foi finalizado no ano passado e estabelece os cursos que serão implantados e os recursos que serão necessários para a implantação do campus. A estimativa seria de aproximadamente R$ 15 milhões na primeira etapa de obras.
“O senador, junto com toda a nossa bancada federal, reafirmou o compromisso que tem com a população do nosso município e de trabalhar pela vinda da UFMT”, disse Miguel. “A área já foi definida e até que se construa a sede, o nosso objetivo é iniciar as aulas, utilizando a estrutura das nossas escolas municipais”, acrescentou.
O futuro câmpus terá área total de 25 hectares (a área construída na primeira etapa ainda não foi informada), no parque Emas, foi doada pela família Ferrarin, ano passado, e fica próxima da Fundação Rio Verde.
Lucas terá cinco cursos: Ciência e Tecnologia, (bacharelado interdisciplinar), Engenharia Agronômica (bacharelado), Área de Saúde (bacharelado interdisciplinar), Psicologia (bacharelado) e Letras – Português e Inglês (licenciatura). A UFMT ainda vai anunciar quando fará o primeiro vestibular em Lucas.
Em 2021, foi feita pesquisa com a população e as empresas para apontar a preferência por cursos no câmpus em Lucas do Rio Verde.