domingo, 22/setembro/2024
PUBLICIDADE

PF deflagra operação e cumpre mandados em Mato Grosso e SP para investigar garimpo ilegal em terra indígena

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (atualizada 08h27 - foto: assessoria)

A Polícia Federal deflagrou hoje, a operação “Peixe Grande”, que busca combater a comercialização de ouro extraído ilegalmente por garimpeiros na região da Terra Indígena Sararé. O núcleo da organização criminosa é investigado por extração ilegal de ouro, usurpação de matéria-prima pertencente à União Federal e sua comercialização irregular no mercado, inclusive com remessa do minério ao Estado de São Paulo.  

Policiais cumprem 7 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão nas cidades de Pontes de Larceda e Confresa, em Mato Grosso, e em São José do Rio Preto, em São Paulo. Segundo a PF, durante o cumprimento de mandado dois foram presos e outros dois seguem foragidos, até o momento.  

As investigações decorrem de informações obtidas na operação Rainha do Sararé, deflagrada em agosto de 2022. Segundo a análise dos dados financeiros, no período de menos de três anos foram identificadas mais de 47 milhões em movimentações suspeitas, fragmentadas em inúmeras transações, a fim de ludibriar a fiscalização realizada pelo COAF, informou o PF. 

“Parte dos alvos da operação policial é constituída por proprietários ou sócios de empresas dedicadas à comercialização de metais preciosos, os quais se aproveitam de suas atividades lícitas para “esquentar” o minério precioso extraído ilegalmente da Terra Indígena Sararé, situada no município de Pontes e Lacerda”, destacou o delegado Rodrigo Vitorino Aguiar.

Em instantes mais detalhes.  

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preso em Sinop acusado por agredir esposa gestante

A Polícia Militar deteve o jovem, de 22 anos,...

Lei seca em MT tem 17 presos por dirigir alcoolizados e 41 veículos apreendidos

A 88ª edição da operação "Lei Seca", realizada hoje...

Sinop: homem tem dedo decepado por mordida durante briga

O jovem, de 24 anos, foi encaminhado a unidade...
PUBLICIDADE