Vinte e sete novos técnicos de nível médio em agropecuária e enfermagem se formaram, está semana, pela Escola Técnica Estadual de Diamantino, vinculada à secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). Dos formandos, 14 foram em agropecuária e 13, sendo todas mulheres, em enfermagem.
As duas turmas iniciaram o curso em 2018, e para muitos deles receber o diploma representa uma conquista histórica, superando dificuldades pessoais de aprendizagem e deslocamento entre as cidades, como Nova Marilândia e Alto Paraguai, além de lidar com as adversidades da pandemia pela Covid-19 , em quatro anos de estudos.
A coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da SECITECI, Girlayne Santos Menezes, destacou a importância da secretaria em levar ao interior a formação técnica de nível médio, por meio unidade educacional, e suprir necessidades das pessoas e do desenvolvimento socioeconômico do Estado.
“Passaram-se os tempos em que cidades interioranas como Diamantino, localizadas minimamente dos centros metropolitanos, necessitavam importar capital humano capacitado para desenvolver funções e atividades técnicas em áreas importantes da nossa vida, como a saúde e agropecuária”, disse, se referindo aos entraves para o desenvolvimento socioeconômico no interior.