O governador Mauro Mendes inaugura, nesta sexta-feira de manhã, em Barra do Bugres (230 km ao Médio Norte da capital), o novo prédio da Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus que teve investimentos de R$ 5,4 milhões, atenderá, em três turnos, cerca de 1,3 mil estudantes do 7º ao 8º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
São 36 ambientes amplos e com mobiliários novos, 18 salas de aula com acessibilidade aos chromebooks e smart TVs, sala de multimídia, quadra poliesportiva e demais instalações administrativas, biblioteca, cozinha, refeitório e sanitários.
“Além de uma estrutura moderna e funcional, termos uma série de vantagens por trás da tecnologia na educação, internet de alta velocidade e um olhar que antecipa o futuro para os nossos estudantes”, informa o secretário Alan Porto. A escola ainda conta com um inovador sistema de segurança para prevenção de pânico e incêndio.
A escola existe há 36 anos. A manutenção do nome da escola, de acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, se dá em respeito à história da instituição e da própria comunidade local. O nome foi idealizado pelo pastor Walter dos Santos, que sempre teve uma visão inovadora da educação como objeto de desenvolvimento humano.
“A exemplo da gestão compartilhada que já acontece entre a Seduc e as escolas confessionais, ligadas à Igreja Católica, mantivemos essa parceria em Barra do Bugres, na qual o novo prédio da escola foi construído em um terreno pertencente à Igreja Assembleia de Deus”, explica.
O funcionamento da unidade se deu em termo de comodato por um período de cinco anos, e a escola é mantida com recursos dos governos estadual e federal. Já o seu uso é administrado pelo Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar. “Diante de todos os esforços realizados, os resultados estão bastante evidentes, pois a escola tem se destacado tanto em eventos esportivos quanto em competições de conhecimentos. Isso mostra que essa parceria está dando certo”, manifestou o secretário.
Esta vai ser a terceira escola estadual entregue pela Seduc, desde o início do ano. No último dia 3 foram inaugurados os prédios das Escolas Técnicas Estaduais de Primavera do Leste e Água Boa. Cada unidade tem capacidade para receber até 1,4 mil alunos com investimento de R$ 14 milhões. Mais 31 novas escolas seguem em obras em todas as regiões do Estado.