PUBLICIDADE

UFMT instala seis usinas fotovoltaicas para economizar com conta de energia em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) concluiu, na sexta-feira (17), a instalação de seis usinas de energia fotovoltaica no câmpus de Sinop. Cada uma tem quase 70 placas solares e expectativa de geração de aproximadamente 3.700 kw/mês.

De acordo com o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Adriano Aparecido de Oliveira, as ações realizadas podem ser revertidas para outras atividades na universidade. “As equipes técnicas da UFMT, com o apoio da Reitoria, trabalharam na perspectiva de viabilizar investimentos em ações que diminuíssem as contas a médio e longa prazo. O investimento em energia fotovoltaica foi o carro chefe, e terminadas as instalações, colheremos os frutos por mais de 20 anos”, enfatizou.

“Atualmente toda nossa energia vem de fora, então a instalação destas usinas representará uma economia significativa na conta de energia elétrica do câmpus, e esses recursos poderão ser utilizados na forma de outros investimentos e melhorias no local”, explica o prefeito em exercício do câmpus, Alexsandro de Oliveira Fama.

Além destas, outras 11 usinas ainda serão construídas, totalizando um investimento de aproximadamente R$1,7 milhão. “Com isso, esperamos gerar com as usinas cerca de 40% do total do que é atualmente consumido no câmpus, o que representaria uma economia semelhante nas contas”, completou.

Segundo a UFMT, além das usinas, Sinop também participou de outras iniciativas visando economia e sustentabilidade. É o caso da substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de led nas unidades e a troca de equipamentos eletrônicos antigos por modelos mais novos e mais eficientes, ações encabeçadas pela Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi).

“No ano passado também fomos contemplados pelo edital de eficiência energética, que fará a substituição das lâmpadas de iluminação pública por modelos novos, também de led. Em breve a empresa deve iniciar este processo, que também vai contribuir para a segurança do câmpus”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE