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Vamos fazer propaganda! Espera aí, é só isso?

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Quando um comerciante está com o estoque cheio e precisa liquidar o produto, qual é a primeira ideia que vem à cabeça?

Quando as vendas vão mal por qualquer motivo que seja, o que o "amigo" que está de fora sugere?

Quando "sobra" um dinheiro em caixa, o que o empreendedor procura?

São três perguntas que têm um campo de respostas amplo, mas eu, na posição de profissional de marketing e publicidade, recebo, na maioria das vezes, uma resposta: "Meus problemas acabaram, vamos investir em propaganda".

Num primeiro momento fico feliz em ouvir isso porque é disso que vivo.

Num segundo momento me preocupo, pois o cliente deposita em mim o sucesso ou fracasso das vendas. Então, faço uma avaliação criteriosa da situação e explico todos os possíveis benefícios e os reais riscos.

Em alguns casos, ganho o cliente … por um longo período. Em outros "perco" um cliente, o mercado ganha um aventureiro sem agência e, em pouco tempo, o mercado também perde um investidor. Numa terceira hipótese, o cliente volta mais consciente após a tentativa solitária e frustrada.

Escrevo isso para fazer um alerta e, de alguma forma, poder contribuir com mercado publicitário de Sinop e região. Nós da Nova Mídia, não temos a pretensão de ensinar novos e velhos publicitários nem de apresentar fórmulas de sucesso para o empreendedor. Queremos promover uma discussão, conscientizar o mercado e contribuir com a economia local.

Para uma primeira reflexão, vamos analisar as diferenças entre marketing e propaganda ou publicidade.

A palavra marketing vem do latim "marcari", que significa comércio ou mercado. Pela amplitude do significado, também necessita de estudo amplo. O papa do marketing, Phillip Kotler, costumava dizer que "a propaganda é apenas a ponta do iceberg de um todo gigantesco chamado marketing".

Por tudo isso, o marketing representa o planejamento e gestão. É o marketing, por exemplo, que vai pensar, que vai estruturar a empresa para receber os benefícios da propaganda e que vai preparar o empresário para que ele não seja iludido com o "lugar comum" contido nas três perguntas que estão lá em cima do texto.

A propaganda ou publicidade, como afirma Kotler, é a ponta co iceberg que vai divulgar o que o marketing planejou e deixou preparado para que o cliente seja bem atendido e que não saia com má impressão da empresa.

Percebam que é um segundo momento do planejamento estratégico.

Para resumir, não confunda propaganda com marketing. Um completa o outro, mas são itens distintos, com responsabilidades distintas.

Daniel Ludwig é publicitário e diretor da Nova Mídia em Sinop.

 

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