Sinop ganhou 603 novas empresas, no primeiro mês do ano, constatou o ministério da Economia. Os segmentos de vestuários e acessórios, promoção em vendas, obras de alvenaria, salões de beleza, transporte rodoviário de cargas e serviços, atividades estéticas, lanchonetes, entre outros representam o maior volume de novos negócios. Dos novos estabelecimentos, 559 são microempresas, 24 de pequeno porte e outras 20. Em janeiro, foram abertas 106 empresas a mais que dezembro.
Ao Só Notícias, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, analisou que houve uma desaceleração na abertura de empresas nos últimos meses do ano passado, mas que em janeiro os indicadores atestam boa recuperação. “O fluxo na própria prefeitura, a procura de empresas de fora que acessam o nosso município e aberturas de MEI (micro empreendedor individual) tem reagido, a gente percebe que tem aumentado.
“Acreditamos que um pouco daquela preocupação política começa a ser equilibrada e Sinop segue em franco crescimento. Os MEIs e prestadores de serviços continuam sendo nosso carro chefe e as empresas também vem buscando linhas de créditos específicas para desenvolver”, analisou. “É um número bem expressivo, o ano começou com retomada. O tempo para abertura de empresas em Sinop está cada vez menor, dependendo do tipo de empresa, em até 13 horas você está com ela aberta, temos o atendimento quase todo on-line pela rede implantada aqui, o processo está bem desburocratizado”, explicou o secretário.
“Hoje, a prefeitura tem uma integração com todos os demais órgãos através da redesim, que facilita muito a chegada do empresário. As linhas de crédito que são apresentadas pelo Desenvolve MT, que é a parceria estadual conosco, elas têm dado um bom resultado nessa captação, com linhas específicas por título de empresa, por setor, ramo e a captação tem dado certo e alavanca”, acrescentou Klayton.
Atualmente, o município tem 24.485 mil empresas administradas por empresários individuais, sociedade limitada, eirelli (tipo societário de microempresa no qual é exigido apenas um sócio, o proprietário), sociedades anônimas, cooperativas, públicas, dentre outros.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.