O prefeito de Guarantã do Norte, Erico Stevan e vereadores tiveram audiência com o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Julio Cesar Santos, e o diretor Valdenor Santos para tratar da construção do novo câmpus na atual área de 51 hectares que o IFMT tem no município.
Os investimentos devem ser de aproximadamente R$ 12 milhões, recursos do IFMT e governo do Estado, que estão sendo articulados, com apoio da prefeitura. O prefeito confirmou, ao Só Notícias, que o município vai entrar com a elaboração do projeto arquitetônico e deve conduzir a licitação.
A intenção inicial é que, no final de junho, esteja concluído. Está sendo avaliado se serão dois pavimentos com salas de aulas, biblioteca, refeitório e demais dependências, além de quadra poliesportiva. Os estudos técnicos estão sendo feitos.
A projeção é que a nova estrutura tenha capacidade para atender até 800 alunos. A sede atual, construída em 2016, abriga 450 estudantes, além do corpo técnico. O IFMT em Guarantã tem cursos de ensino médio técnico em agropecuária, licenciatura em ciências da natureza com habilitação em biologia, tecnologia em agroindústria e bacharelado em zootecnia.