PUBLICIDADE

Bebês também leem!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A criança pode, desde muito cedo, ainda bebê, iniciar o processo do prazer da leitura, através da motivação e incentivo de pais e professores.

É muito importante o contato da criança com o livro, com a escrita, deixar que o aprecie, o observe, o toque, pois, será mais fácil que esta prática permaneça ao longo de toda sua vida. Quanto mais cedo a criança interagir com a escrita, mais rapidamente vai adquirir o hábito de ler.

Há muitas crianças com famílias que não têm a rotina de ler, daí a importância de um ambiente adequado e agradável nas creches e escolas brasileiras. Assim, as crianças poderão de alguma forma levar a leitura para suas casas e até mesmo envolver a família em suas leituras.

Os bebês podem ser estimulados inicialmente com o tato, folheando, tocando; no visual com muitas imagens bem coloridas, deixando que tentem compreender tais imagens. Existem no mercado variedades de livros para bebês, como os de tecido, borracha, papelão, dentre outros, que possibilitam o fácil e prático manuseio pelo bebê.

Inicialmente no primeiro contato da criança com o livro, a provável reação da criança é de colocá-lo na boca, uma vez que está na fase oral. Contudo, aos poucos o pedagogo ou pais, de acordo com o desenvolvimento do bebê, lhes mostrarão a maneira correta de usá-lo. Revelarão que livros devem ser tocados, explorados, mas, não são para morder, rasgar, amassar e sim observar, imaginar e tê-lo como um bem precioso, rico de conhecimentos e que deve ser respeitado.

Ao lerem este artigo muitas pessoas poderão se perguntar: como assim, os bebês também leem? Se, são seres dependentes e que nem mesmo sabem falar?

Pois é, por mais duvidoso que seja, os bebês também podem ler. Ler através de imagens de livros, revistas, jornais e tantos outros, uma vez que, imagens também são textos. Logo, forma-se o início de um processo diário que se tornará comum para a criança. Ela já terá "intimidade" com as obras, permanecendo cidadão leitor.

"Quanto mais cedo a criança interagir com a escrita, mais rapidamente vai adquirir o hábito de ler".

Por: Franciely Gomes S. Siqueira
E-mail:[email protected]

* Este texto foi produzido para a disciplina Língua Portuguesa para o Início da Escolarização, do Curso de Pedagogia (UNEMAT/Sinop), sob orientação da profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Pedras da Bastilha

Quem procura na mídia previsão para 2025 certamente quer...

Comemorar a vida e renovar as esperanças

Com a chegada das últimas horas do ano, além...

O cidadão in vigilare

A exatos 20 anos um parlamentar dava voz de...