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Incentivo para a boa leitura

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Sabemos que a leitura é algo muito valioso e muito precioso na sociedade atual. Percebemos que muitas circunstâncias em nosso cotidiano dependem da leitura, porém muitas pessoas abominam o ato de ler. Na maioria das vezes alegam não ter prazer, mas esse prazer não nasce de uma hora para outra, deve ser estimulado. Entretanto, não é fácil estimular alguém a fazer algo que já não gosta, então a melhor forma de fazer isto é começando pelos próprios educadores a dar o exemplo e serem leitores assíduos.

Acredito que o desenvolvimento da leitura é de enorme importância na infância, pois é nesta fase da vida que a criança desenvolve seus gostos e preferências. Penso que além do incentivo dos professores, os pais também podem ter uma grande parcela de contribuição nesse desenvolvimento, proporcionando para seus filhos contatos logo cedo com diversos tipos de leitura, dando a eles oportunidade de terem acesso a livros e desenvolverem esse prazer pela leitura.

Ainda falamos muito que nossos alunos não escrevem e não leem bem, mas se analisarmos criticamente essa questão percebemos que não é somente o aluno que não sabe escrever ou ler fluentemente, ou sem algum tipo de dificuldade; poucas pessoas possuem essa desenvoltura com as palavras! Podemos então dizer que estamos inseridos em uma sociedade que, na maioria das vezes, decodifica letras e que, portanto, não sabe o verdadeiro sentido da leitura.

Termino colocando para toda a sociedade que tiver contato com esse artigo que reflitam sobre o ato da leitura e a influência que os livros possuem no nosso cotidiano. Peço que pensem também na difícil missão que nós adultos temos com as nossas crianças, missão essa que pode abrir as portas da verdadeira leitura e como consequência a fazê-la desenvolver a interpretação do mundo.

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro". Henry Thoreau

BIBLIOGRAFIA
MARICATO, A. O prazer da leitura se ensina. Revista criança do professor da educação infantil. DPE / Set. 2005, p. 18 a 26.
Por: Ana Léia Parentes Assis da Silva
Acadêmica 5º semestre de Pedagogia
E-mail: [email protected]
Este texto foi produzido para a disciplina Língua Portuguesa para o Início da Escolarização, do Curso de Pedagogia (UNEMAT/Sinop), sob orientação da profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos.

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