PUBLICIDADE

Várzea Grande e as transformações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cento e quarenta e cinco anos de emancipação político-administrativa o município de Várzea Grande comemora neste dia 15 de maio. Nesta data, gostaria de ratificar o momento de superação que a cidade industrial de Mato Grosso passa em torno das transformações sociais, econômicas e administrativas que acontecem e que ainda estão por vir. Estamos na luta para mudar o modelo de gestão que se arrasta há anos. Acredito que as mudanças começam a acontecer e a Assembleia tem tentado ajudar nesse processo em todos os municípios.

Entretanto, com força e união, temos buscado reestabelecer o equilíbrio e a estabilidade da segunda maior cidade do estado, principalmente, com a proximidade da Copa do Mundo em 2014. Cidade co-irmã de Cuiabá, uma das sedes do maior mundial esportivo, muitos dos investimentos estão sendo feitos nas áreas de infraestrutura, saúde, mobilidade urbana e segurança pública. Essas intervenções contam com o nosso apoio.

Exemplo é a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como novo sistema de transporte da região metropolitana de Cuiabá. Tem sido uma luta árdua em defesa de um modal de transporte que representa rapidez e modernidade e que ainda vai trazer benefícios imensuráveis aos usuários várzea-grandenses, pois parte do seu trajeto está localizado em Várzea Grande, com início no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, seguindo pela Avenida da Feb em direção a ponte Júlio Muller, na divisa com a capital de Mato Grosso.

Também teremos melhorias significantes na rede de saúde pública e o Hospital Metropolitano de Várzea Grande já é uma realidade desde o ano passado. Depois de anos de obras paradas, os pacientes têm agora acesso a atendimentos de média e alta complexidade em ortopedia e traumatologia do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Desafio que ainda temos é o de agilizar a prestação de serviços do Pronto Socorro Municipal, que não comporta a demanda atual. Por isso, pedimos ajuda ao governo federal e estadual. É inadmissível o papel que essa unidade de saúde cumpre em favor do cidadão sem apoio devido para o atendimento.

A luta pela instalação de um campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) para atender os municípios da Baixada Cuiabana também é nossa prioridade. Com essa unidade, jovens de Várzea Grande e região próxima terão acesso ao Ensino Superior. Vejo que a única saída para que o Brasil seja um país cada vez melhor no futuro é por meio de investimentos feitos na área educacional. Neste sentido, indicamos a reforma geral da Escola Estadual Nadir de Oliveira, uma das mais antigas de Várzea Grande, localizada no bairro Jardim Glória.

É claro que não dá para admitir a alta carga tributária paga pelos cidadãos várzea-grandenses e não garantir o acesso a esses serviços essenciais. Por outro lado, levamos em consideração que, na distribuição do bolo tributário, os municípios são os que menos recebem e os que mais possuem demandas. Enquanto os recursos estão concentrados nas mãos da União, as cidades carecem de investimentos.

Nossa cobrança junto ao Congresso Nacional é para fazer as devidas reformas, a fim de que cidades com o potencial industrial e comercial como Várzea Grande possa dar um salto de desenvolvimento. E, de uma vez por todas, superar esse momento de dificuldade com a ajuda de todos. Queremos um tratamento diferenciado para Várzea Grande que tanto contribui com Mato Grosso e que as transformações aconteçam! Essa é a nossa luta. Esse o nosso trabalho!

– Parabéns Várzea Grande!

* José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...