Tenho considerado Cuiabá, uma senhora quase tricentenária, a cidade mais hospitaleira e diversificada do Brasil. E, por mais que o tempo passe, uma coisa que sempre me impressionaé a paixão de seu povo pelo verde, pela arborização dos quintais, ruas e avenidas.
É por isso que utilizo o aniversário de 293 anos de Cuiabá para cobrar dos pais e, principalmente, dos educadores, que continuem transmitindo, para as nossas crianças, esse sentimento de amor pelo verde. Na verdade, creio que isso seja essencial para a própria qualidade de vida da população.
É provável que poucas cidades de médio e grande porte, no Brasil, e, talvez, em todo o mundo, apresentem tamanha vocação para o verde quanto Cuiabá.Até mesmo o clima da Capital mato-grossense, comchuvas periódicas, em volume adequado, favorece o plantio de diferentes espécies de árvores, sejam frutíferas ou para simples sombra.
É possível plantar praticamente o ano inteiro, permitindo que não haja necessidade de esperar a chamada ‘época certa". Em quase todos os meses, isso é viável.
É por isso que desejo retomar um debate, iniciado em 2009, com apoio do movimento comunitário, quando era presidente da Câmara de Cuiabá: tornar obrigatório, pelo menos nas escolas públicas de cidade, o ensino de noções de defesa ambiental.
E, como complemento dessas noções essenciais, o aluno teria de plantar ao menos uma árvore por semestre, frutífera – como pés de manga e de pitomba, ou sombreira, como pau-brasil e dama-da-noite,na sua casa ou nas imediações da escola.E, sem dúvida, isso pode ser feito a um custo baixíssimo, em parceria com o movimento comunitário e o Horto Florestal Toti Garcia.
Em sendo assim, a escola estaria contribuindo decisivamente despertar, na criança de hoje, que será o adulto de amanhã, o amor pelapreservação e ampliação das áreas verdes de Cuiabá.
Aliás, não apenas os vereadores de Cuiabá, mas, no geral, todo homem público deveria trabalhar pela melhoria da arborização de sua cidade. Espero que, com a minha iniciativa, uma semente tenha sido plantada na consciência dos professores e estudantes de Cuiabá,para continuarmos com o título de Cidade Verde, no Brasil.
Aos 293 anos, a sorte da Cidade Verde está lançada, para vermos como é que chegaremos aos 300º aniversário de Cuiabá.
Deucimar Silva é vereador de Cuiabá pelo PP e suplente de deputado estadual em Mato Grosso.