sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Uma cidade em transformação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nasci em Cuiabá e morei na região do Porto, numa casa que existe até hoje. Lembro-me bem, e com muitas saudades, das caminhadas que fazia com minha família pelas ruas do centro da cidade. Cuiabá sempre fez parte da minha vida. Sinto-me especialmente feliz em poder ter contribuído, de certa forma, para as transformações importantes que vêm ocorrendo por aqui.

No mês de abril a cidade comemora mais um aniversário e se aproxima de seus 300 anos que ocorrerá daqui cinco anos. De fato, a Copa do Mundo contribuiu e muito para o progresso, com um conjunto de obras de mobilidade que a colocará a seu tempo, tornando a única metrópole mato-grossense. Para mim não há satisfação maior do que ver, nos fins de semana, tantas famílias visitando o Parque Mãe Bonifácia, tendo acesso a nossa culinária através dos maravilhosos restaurantes.

Cuiabá foi uma das selecionadas entre outros 44 municípios e será beneficiada com cerca de R$ 10 milhões do PAC Cidades Históricas para revitalizar o Centro Histórico da Capital. Serão reformados oito casarões antigos, a Igreja Nossa Senhora dos Passos e as praças da Mandioca, Caetano de Albuquerque, do Rasqueado (na Rua de Baixo) e Alencastro. Também serão feitos o alargamento de calçadas de várias ruas, como Voluntários da Pátria, Pedro Celestino, Ricardo Franco e Cândido Mariano, e a revitalização da Escadaria do Beco, garantindo o acesso inclusive a portadores de necessidades especiais.

São ações que mudarão a vida dos cuiabanos. É difícil acreditar que tantas mudanças ocorrerão em tão pouco tempo. Tudo isso só foi possível com muito trabalho e compromisso com a população da Capital, com as parcerias com empresas, governos, entidades e cidadãos. Como não poderia deixar de ser, nossa cidade enfrenta os desafios comuns a todo grande centro urbano e merece trabalho e atenção de todos nós. Meu compromisso com a minha cidade é permanente.

A cidade do futuro tem raízes nas nossas lembranças do passado e nas grandes transformações do presente que, juntos, realizamos. Por isso será sempre um lugar tão especial para nós e nossas famílias. A Cuiabá moderna precisa da superação de nós e do desprendimento, espírito público e generosidade das pessoas. Talvez essa formatação de um novo cenário seja capaz de uma construção coletiva de um novo projeto para viver melhor em uma cidade próspera e acolhedora de verdade.

*Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo Partido da República

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...