sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Projeto de lei nº 93/2016

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As últimas décadas, constantemente, vêm sendo marcadas por inúmeras transformações sociais, culturais, econômicas e principalmente políticas.

Por consequência, as rotinas produtivas juntamente com as relações sociais, comerciais e trabalhistas são afetadas significativamente.

No período de redemocratização, por exemplo, muitos fatos de extrema importância aconteceram. O mundo cresceu e se desenvolveu.

 Os indivíduos formadores do Estado de Direito, passaram a possuir autonomia e principalmente liberdade de expressão em seus posicionamentos. Um fator de extrema importância.

Com tamanho desenvolvimento, o surgimento do termo “Democracia” (governo do povo, para o povo e pelo povo) nos proporcionou a criação de um outro espaço, mais amplo, sobre o qual, em especial a juventude, conseguisse consolidar a sua bandeira de mudança e transformação.

Daí em diante, novos fatos aconteceram.

Podemos citar como exemplo, os Caras Pintadas do “Fora Collor”, onde a presença maçante da juventude fortaleceu o processo de impeachment, promovendo a saída do então Presidente da República e atual Senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello (PTB).

O direito ao voto aos 16 anos também justificou-se como sendo um dos maiores anseios e conquistas de toda uma geração, sendo este assegurado pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 14.

No entanto, depois de tais fatos, a nossa juventude adormeceu. O espírito transformador e assíduo por mudanças hibernou-se.  As conquistas obtidas aos poucos miravam o retrocesso.

Pensando nisso, nos últimos dias, o governador Pedro Taques (PSDB), sancionou o CONJUV (Conselho Estadual da Juventude), com o intuito primordial de aproximar novamente a juventude das questões políticas e sociais como um todo. Um grande avanço.

Entretanto, tornou-se necessário ir mais além.

No último dia 10 de Março, o Presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), no devido exercício de suas atividades, apresentou em Sessão Ordinária um Projeto de Lei de extrema relevância social.

O Projeto de lei nº 93/2016 institui o “Dia Estadual da Política dentro da escola”, abrangendo todas as instituições públicas e privadas, as quais compreendem entre a 3ª Fase do 3º Ciclo (8ª série/ 9º ano) até o 3º Ano do EM.

Com a finalidade de desenvolver no próprio ambiente escolar as noções básicas de ética, sociedade, democracia, cidadania e política, o projeto irrevogavelmente se consolida como uma forma de reforçar o respeito pela democracia desde cedo.

Durante toda a semana em que se celebrará o dia, o desenvolvimento de atividades, tais como feiras, debates, seminários e palestras que visem despertar o senso crítico do jovem e aproximá-lo das decisões políticas da sua região tornar-se-ão a pauta do dia.

Os próprios deputados estaduais, federais, vereadores e o próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), deverão e poderão ser solicitados para comparecerem a essas unidades escolares, e discorrer a cerca dos seus trabalhos e ações, no devido âmbito e nível em que as exercem, respectivamente, mas sem acuro partidário.

Vale ainda lembrar que o projeto, se justificou como sendo de iniciativa popular, e nos revelou a importância da participação popular nas decisões políticas da nossa sociedade, uma vez que o povo é o instrumento básico e fundamental de toda e qualquer democracia.

O projeto ainda será votado em Sessão Ordinária da Casa de Leis nas próximas semanas, mas sem dúvidas já se consolidou como uma grande bandeira na luta por aprofundar a participação dos nossos jovens na política, promovendo a construções de novos formadores de opiniões no próprio âmbito escolar, contribuindo assim para a formação de um novo quadro de futuros líderes políticos de qualidade.

Íntegra do projeto: http://www.al.mt.gov.br/storage/webdisco/cp/20160307111345121000.pdf

Gabriel Guilherme é autor do Projeto de Lei e estudante de Direito em Cuiabá
[email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...