sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Portanto, não se atrevam !

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) publicada na semana passada mostra que 65% dos brasileiros consideram a corrupção o problema mais grave do país, à frente da violência, saúde e drogas.

Em novembro de 2015, outra pesquisa, do Datafolha, revelou que, pela primeira vez, a corrupção era apontada como o maior problema do Brasil para 34% dos entrevistados.

Isso foi revelado também no relatório da Transparência Internacional, que mede a percepção da corrupção em 168 países, onde o Brasil apareceu com o pior índice desde 2008.

Em 2014, o país estava em 69º lugar e, no ano passado, 2015, em decorrência principalmente dos escândalos da Petrobras e ramificações, o Brasil caiu sete posições, ficando em 79º lugar.

Essas pesquisas revelam o grau de saturação da população com a corrupção. Significa que o povo ultrapassou o limite do “cansei” e está pronto, preparado, para combatê-la e combater quem se atrever a apoiar os corruptos.

A corrupção não é nova no mundo. Novo no mundo é a tecnologia que faz com que nada, totalmente nada, fique fora do conhecimento público.

Qualquer cidadão hoje carrega uma câmera filmadora no bolso, e a utiliza com a mesma desenvoltura que um cinegrafista fazia no passado.

Essa “novidade” não pode ser controlada por poder algum, e os fatos inevitavelmente chegarão ao conhecimento dos cidadãos, mesmo à revelia dos bandidos e seus protetores.

Somado a isso, o instituto da delação premiada passou a ter uso mais intenso no Brasil desde que Marcos Valério mostrou que, sim, criminosos do colarinho branco também ficam presos.

Aos incautos, que imaginam sempre ter uma brecha para se locupletar, um conselho: não se atrevam!

Aos cupinchas de bandidos que agora preparam uma “reação ao golpismo midiático” e organizam atos em defesa dos bandidos federais: não se atrevam!

Aos oportunistas que costumam se aproximar e aproveitar do poder, lembro que ele é efêmero. Temos diversos exemplos aqui mesmo no nosso estado. Pra esses também reforço: não se atrevam!

O povo está atento. E mesmo cansado de ver a corrupção, mesmo que não saia às ruas todo dia pra protestar, até por ter que trabalhar, não se enganem.

O cidadão está no ponto para fazer o que precisa ser feito para afastar os bandidos dos cofres públicos.

Portanto, não se atrevam!

Adriana Vandoni – secretária-chefe do Gabinete de Transparência e de Combate à Corrupção.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...