sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

O flagelo do tabagismo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Brasil e o mundo enfrentam há décadas  dois grandes flagelos  que  afetam a saúde do povo e as instituições nacionais. Refiro-me `as questões do tabagismo e da corrupção. Sobre  esta ultima já escrevi diversos artigos ao longo dos últimos 25 anos e voltarei ao  tema oportunamente. No Brasil os símbolos da corrupção que  tem dominado a atenção da população e provocado a indignação do povo são o MENSALÃO  e o PETROLÃO,  ambos nos governos de Lula e de Dilma. No mundo, o ultimo caso foi a prisão de sete dirigentes da FIFA pela polícia da Suiça e pelo FBI, entre os quais está o ex-Presidente da CBF e ex-vice governador de São Paulo.

Voltando ao flagelo do tabagismo, o que marca  esta calamidade é que durante décadas as companhias produtoras de cigarros e outros produtos de tabaco veicularam campanhas bilionárias que seduziam crianças, jovens e adultos para o uso desses produtos, mesmo sabendo que este  era um mercado da morte.

No próximo dia 31 deste mes  , por iniciativa da Organização Mundial da Saúde e entitdades da área  de saúde, organizações não governamentais, comunidade médica e outros profissionais da área estarão veiculando as mensagens alusivas ao DIA MUNDIAL SEM TABACO, criado em 1988, como forma de alertar tanto fumantes quanto não fumantes sobre os malefícios desta droga  maldita.

Só para se  ter uma idéia da gravidade deste problema em 2005  morreram 5,4 milhões de pessoas por doenças  relacionadas com o Tabaco, este total deve atingir 7,3 mihões  neste ano de 2015  e deverá chegar a  8,3 milhões em  2030, caso nada seja feito e a marcha do tabagismo continue a mesma, principalmente nos países sub-desenvolvidos e emergentes.
Ainda  segundo dados da OMS- Organização Mundial da Saúde, nos cem anos do século 20 o tabagismo foi responsável por mais de 600  milhões de mortes, mais do que todas as guerras e revoluções juntas no mesmo período. As previsões para o século 21 não são nada animadoras  e indicam que estamos diante de uma catástrofe muito pior do que a violência do Estado Islâmico, das atuais e futuras guerras ou dos desastres naturais e fome juntas. O tabagismo deverá ser responsável neste século por mais  de UM BILHÃO de mortes.
No Brasil, conforme  dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, o tabagismo é  responsável por mais de 200 mil mortes por ano, o dobro de todas as mortes no trânsito e assassinatos  a  cada ano.  O tabagismo em 2014  foi responsável por 1,4 milhões de diárias de internações hospitalares, com um custo de 1,4  bilhões  de reais.

A indústria do Tabaco representa mais de 600 bilhões de dólares por ano. O Brasil é o segundo maior produtor de folhas de Tabaco e o maior exportador mundial dessas folhas para as indústrias do Tabaco localizadas principalmente nos países desenvolvidos , que também são  os maiores exportadores de cigarros e outros produtos de Tabaco.

O tabagismo está diretamente associado com inúmeras doencas que ocupam o topo da  pirâmide de mortalidade no mundo e em todos os países como doenças  cardíacas, vários tipos de câncer, mortes por doenças  respiratórias,  aposentadorias precoces, enfim, os custos diretos ou indiretos do tabagismo para os sistemas público e privado de saúde, para a economia e para o bem-estar da população são imensos  e ultrapassam a mais de 600 bilhões de dólares a  cada ano.

No Brasil, segundo informações do INCA – Instituto Nacional de Câncer a quem cabe articular  e coordenar as ações do Plano Nacional de Controle do tabagismo, na população com idade de 15 anos ou mais existem 23,6 milhões de pessoas que se declaram fumantes , sendo 14,7 milhões do sexo   masculino e 9,2 milhões do sexo feminimo. Mesmo que esses números venham diminuindo nas últimas duas décadas ainda é uma quantidade enorme  de pessoas que “queiman” dinheiro e depois vão bater `as portas do SUS ou dos hospitais  e unidades privadas  de saúde para tratarem de doenças que  na maior parte das vezes são incuráveis e levam a morte.
De  acordo com relatórios recentes do INCA  o tabagismo é o responsavel, dentre outras, por 45% dos infartos do miocárdio pessoas com menos de 65 anos; 85% das mortes por bronquite crônica e efisema pulmonar; 90% das mortes por cancer de pulmão e por 30% de outros tipos de cancer não mencionados anteriormente.
O mais lamentável em tudo isto e ver pais e mães de famílias pobres, muitos que recebem recursos de programas assistenciais  do governo, deixarem de comprar leite, pão ou comida para suas famílias  e continuam mantendo este vício doentio.

Diversas  ações  tem sido recomendadas pela OMS e adotadas por alguns  países, como a proibição da propaganda de cigarros e produtos  do tabaco; elevação de alíquotas de impostos sobre  tais produtos, podendo chegar até a 80% do valor da venda, mas que deveria  ser de pelo menos 200%, para que esses impostos pudessem ser investidos  em um fundo para tratamento dos vicidados nesses produtos  e em campanhas educativas junto `as crianças e adolescentes. Não é justo que os contribuintes  não fumantes peguem as  despesas com tratamento de quem, de livre  e espontânea  vontade,  resolver se auto-destruir.

Enfim, para enfrentar  este flagelo ou esta praga que é o tabagismo é fundamental que todas  as pessoas participem e coloquem limites nesta ação deletéria  dos fumantes que além  de envenená-los ao longo de suas vidas, também afeta o meio ambiente e os locais onde outras pessoas, não fumantes, precisam conviver.

No próximo domingo que  será o DIA MUNDIAL SEM  TABACO,  participe  e faça alguma coisa para livrar a população deste grande flagelo. Em Cuiabá  as ações  serão  nesta sexta feira, na Praça Alencastro. Se  voce é fumante, APAGUE O CIGARRO ANTES QUE ELE APAGUE A SUA VIDA! SE VOCE NÃO É FUMANTE,  PARABENS, VIDA LONGA E MAIS SAUDÁVEL PARA VOCE E SUA FAMILIA.

Juacy da Silva,  professor  universitário, fundador, titular  e aposentado UFMT, mestre em sociologia.
[email protected]
www.professorjuacy.blogspot.com

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...