quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

O custo da bandidagem 2

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em artigo anterior,  sob este  mesmo título, ficou demonstrado que o Brasil gasta entre 1,0% e 1,24% com a saúde pública quando comparado com os gastos com um interno no Sistema prisional. Só o Governo Federal gasta mais de 30 bilhões de reais por ano para apenas manter um Sistema  prisional arcaico e sem as mínimas  condições para o que é chamado de recuperação ou  re-educação de um detento para que o mesmo possa retornar  ao convívio social sem voltar a cometer os mesmos crimes.
Vários estudos  realizados ao longo das últimas décadas  por instituições  especializadas ou voltadas para análise das questões de segurança  pública, da violênca e do Sistema prisional do Brasil tem indicado que os custos globais com a violência, enfim, com a criminalidade podem chegar entre 5% a 7% do PIB por ano. Alguns chegam a números espantosos, cifras de 200 bilhões de reais por ano.

Se  considerarmos que existem em 2014 nada menos do que 564 mil presos, dos quais próximo de 44% detidos  temoporariamente, e existem apenas 364 mil  vagas no Sistema prisional, a conclusão que  tais estudos chegaram recentemente é de que existe  um déficit de 200.203 vagas em nossas prisões (35,5% do total de presos).Só em São Paulo, por  exemplo, este deficit é de 85.506  vagas (défici de 41,3%),situação que pouco difere de outros Estados.

Assim, para analisar os custos da criminalidade devemos considerer que só para construir mais presídios para suprir este deficit, sem considerer o aumento da criminalidade (cadeias ,centros de detenção provisórios e penitenciárias, incluindo as de segurança máxima) seriam  necessários pouco mais de 12 bilhões de reais e em sua manutenção seriam necessários mais 12  bilhões de reais por ano, sem contar com os custos extra-sistema prisional como o aparato de repressão como as forças policiais, o Sistema judiciário e os custos ou prejuizos que a criminalidade/bandidagem provoca `as suas vítimas com danos patrimoniais e perdas de vidas humanas,  como roubos, assaltos, latrocínios, estupros, roubos a bancos, estabelecimentos comerciais, roubos de carros, sequestros ,roubos de cargas, com a construção de aparatatos para impedir os crimes e a proliferação do setor de segurança privada, seguros etc, a  criminalidde e seus custos tem crescido de forma assustadora em todos os estados nas últimas décadas e se agravado nos últimos dez anos.

Além desses custos  para melhor compreender as  consequências da criminalidade deveriamos também  calcular o que representa em prejuizos  econômicos e de natureza humana que os mais de 56 mil assassinatos (2013) e também quase 50 mil mortes no trânsito, a maioria das quais pela ação irresponsável de verdadeiros assassinos ao voltante. A maioria das vítimas da criminalidade estão nas  faixas entre 18 e 35 anos, em plena idade produtiva e acabam deixando o Mercado de trabalho , da mesma  forma que mais de 70% dos criminosos  estão também na mesma faixa etária e  acabam deixando de produzir tanto para o seu sustento  de suas famílias quanto acabam  gerando mais custo para a sociedade , exemplo da “bolsa” reclusão e os custos das depredações no Sistema prisional quando ocorrem rebeliões, tão comuns em nosso país.

Apesar de que uma vida não tem preco, principalmente quando  as pessoas morrem ou acabam se tornando deficientes, representando uma enorme carga para a sociedade e para as familias, aproximadamente duas  vezes mais do que os custos que o poder público gasta nas áreas de repressão e de custódia dos detentos,  se considerarmos , em termos econômicos que cada morte representa pelo menos 500 mil reais, só os assassinatos chegariam um custo adicional de mais 28,4 bilhões por ano. Se a esses números agregarmos as  mortes no trânsito, seriam mais 28 bilhões por ano. Nesses custos  também devemos aacrescentar os custos que a criminalidade representa para o Sistema de saúde, principalmente o Sistema público, sempre procurado para attender vítimas e também criminosos.

Considerando que o PIB do Brasil em 2014, mesmo ante o crescimento pífio no atual governo , deve chegar a 2.215 trilhões de reais, os custos da criminalidade (7%) poderá chegar a no mínimo 155,0 bilhões de reais, importância muito superior do que o Governo Dilma gasta com saúde, com educação, habitação e saneamento. Convenhamos  este é um custo muito grande que o contribuinte e o povo brasileiro vem pagando. Na  verdade  isto decorre da  falta de uma política nacional e de uma  estratégica nacional de segurança pública para enfrentar  este desafio. Falta de planejamento e um elevado nível de corrupção associados `a criminalidade exigem que este tema  esteja na pauta dos candidatos nas próximas eleições.

Juacy da Silva, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia
[email protected]
www.professorjuacy.blogspot.com
Twitter@profjuacy
 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...