sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão campanha 2016

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Sociedade Brasileira de Cardiologia(SBC, e nossa estadual realizará  neste próximo dia 26/04/2016 a Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que é uma alerta para o reconhecimento da Hipertensão Arterial (Pressão Alta)  e seu  controle adequado.

Este dia  é de reflexão sobre a importância desta doença cardiovascular. Trata-se de uma doença  de causa multifatorial que sofre importante influencia de fatores genéticos em até 75% dos casos e também de fatores ambientais sendo os mais influentes: excesso de peso, aumento da ingestão de sal.

Estudos clínicos têm enfatizado que cerca de 30% de todas as causas de  mortes são ocasionadas por doenças cardiovasculares.

Também tem sido demonstrado que a Hipertensão arterial  é fator risco independente para outras doenças cardiovasculares.Isto significa que quando esta doença está presente aumenta de modo significativo a possibilidade de surgimento de outras doenças cardiovasculares independente da presença de outras condições clínicas.

Atualmente, a hipertensão atinge em média de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes. É responsável por 40% dos infartos do miocárdio, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. No mundo, de acordo com a OMS, cerca de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão, adoecem por causa da pressão alta.

Estima-se que 50% das pessoas com pressão alta não sabem que estão hipertensos e dos que sabem apenas 25% são aderentes ao tratamento

O controle da Hipertensão Arterial  diminuiu o AVC em cerca de 42% e a  doença das artérias coronárias em 15%.

Associada ao diabetes mellitus, colesterol elevado e tabagismo, faz parte dos denominados fatores de risco modificáveis, ou seja, que podem ser controlados,  através de modificação no estilo de vida como: dieta com baixo teor de gorduras, sal até 5 g ao dia, implementação de frutas legumes,verduras e cereais,redução de  carboidratos ;  prática de exercícios, principalmente aeróbicos ; abolição  ou restrição de bebidas alcoólicas; interrupção do tabagismo;controle de peso. E se necessário controle com medicamentos.

Como cardiologista e atuante na área de arritmias cardíacas, reconheço pela prática clínica  e através de estudos clínicos que determinadas arritmias cardíacas de modo especial a  Fibrilação Atrial sofre influência importante  da pressão arterial, e que seu controle adequado poderá  evitar a recorrência desta arritmia,  quer o paciente esteja em tratamento predominante  clinico  ou após tratamento minimamente invasivo por ablação por cateter.

Portanto, como pode-se observar o reconhecimento e o controle adequado da Hipertensão arterial possibilita melhora da qualidade de vida e da sobrevida.

Hebert Donizeti Salerno é cardiologista arritmologista e eletrofisiologista em Cuiabá.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...