sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Aécio vence debate na Record

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ontem, dia 19/10/2014, foi  realizado na  Rede Record  de Televisão o penúltino debate entre AÉCIO NEVES e DILMA ROUSSEF, candidatos  a Presidente,da República. Pela  primeira  vez as baixarias que estavam sendo usadas, principalmente pela candidata Dilma e também  pelo candidato  do PSDB  em resposta`as provocações de sua oponente, deram lugar a uma discussão  um pouco mais civilizada, propositiva e com a  apresentação  de propostas.

Isto deveria  ter sido feito desde o início da campanha. Afinal o povo, o contribuinte e os eleitores têm  o direito de conhecer e questionar  não apenas idéias gerais sobre como cada candidato e coligação  vão agir para para tirar o Brasil do buraco  em que se encontra. Até  aqui pouca coisa mais detalhada  foi apresentada. Isto vai continuar exigindo do povo quase que dar  um cheque em branco para quem pretende dirigir os destinos do Brasil.

A  maioria das “propostas”  são idéias vagas e, no caso da candidata do PT, pela condição  de que a  a mesma  busca a reeleição  e que há quatro  anos fez  uma série  de promessas  até hoje não   cumpridas,  falto  a mesma  fazer  uma avaliação mais profunda e verdadeira de se governo, incluindo as razões das falhas e como vai corrigir o que deu errado e como vai fazer  para superar os desafios e necessidades que hoje são maiores do que nas eleições de 2010.

Pena que  até agora a candidata do PT  não tenha apresentado  seu  PLANO DE GOVERO, como os demais candidatos fizeram  bem antes do primeiro  turno, para que os eleitores possam decidir em quem votar não  em  função de acusações  aos  adversários, mas sim  motivados por propostas para resolverem os problema que tanto  angustiam o povo brasileiro. Dilma, por  exemplo, perdeu  muito tempo criticando o Plano de Governo de MARINA SILVA  e denegrindo sua imagem  e acabou não apresentando seu plano de governo.

Neste penúltimo debate, AÉCIO   mostrou-se  mais equilibrado  que sua opoente, mais a vontade, mais calmo e com maior conteúdo em seus questionamentos e em suas respostas, enquanto Dilma mostrou-se  mais nervosa, irônica, autoritária, irriquieta, tropeçando nas palavras  e nos números que tentava apresentar, exagerando  os”feitos” de seu governo quanto tentando distorcer e denegrir as ações do governo FHC  e de  AÉCIO,  este  em relação ao  governo de Minas Gerais que, em certo momento, chegou a dizer que esta é  uma eleição para a Presidente do Brasil e não para governador das Altterosas.

Após  os  debates,  o site  UOL  colocou no ar  uma  enquete,  com  a  seguinte  indagação: “Na sua  opinião, qual o candidato  se saiu melhor no terceiro debate do segundo turno?”

Até  as 11:50  da manhã de  hoje, dia 20  de Outubro, horário de verão em SP, os resultados eram os seguintes: total  de interautas que acessaram  o portal (site/sitio) e votaram na enquete era de 271.206 pessoas;  votos para AÉCIO 81,14%  e votos para Dilma 18,86%.

Mesmo que não tenha validade científica, esta  pode  ser  uma tendência que já está  ganhando as ruas e a cabeça dos eleitores.  Dentro  de mais dois dias, na quarta  feira, os principais institutos de pesquisas de opinião  devem  trazer novos resultados sobre a preferência dos eleitores .  Antes  das eleições de domingo ainda haverá  mais um debate a ser realizado pela Rede Globo de Televisão, quando os indecisos poderão  ter  uma última oportunidade  para decidir  em quem votar, quando haverá a escolha  decisiva tanto para   governadores em diversos Estados quanto para a Presidência da República,  todas em  segundo turno.

Juacy da Silva, professor  universitário, titular e aposentado UFMT,  mestre em sociologia, e-mail  [email protected]  Blog  www.professorjuacy.blogspot.com  twitter@profjuacy

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...