Um avião da Defesa Civil está combatendo, desde ontem à tarde, a queimada que atingiu uma área de mata em Cláudia (90 km de Sinop), próximo a BR-163 entre Sinop e Itaúba. A prefeitura também mandou caminhão pipa. Os fazendeiros e produtores rurais estão com caminhões e tratores tentando fazer aceros para que o fogo não se alastre.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Rodrigues, os produtores e fazendeiros estão tentando combater o fogo há 12 dias, porém como é o foco do lado direito da BR-163 que já atingiu 8 mil hectares, é em área de mata fechada, fica mais difícil o acesso e, por isso, foi pedido auxílio da aeronave.
Na margem esquerda da BR-163 que também é área de mata e pastagem, os trabalhos para evitar que continue se alastrando surgiram efeito, pois há dois dias foi atingida não passa de 4,4 mil hectares. Os focos ainda não foram eliminados. Conforme Só Notícias já informou, a maior preocupação é que com o vento o fogo atinja o assentamento Zumbi dos Palmares e fazendas próximas.