PUBLICIDADE

Sefaz atende pedido da Aces e suspende ação que gerava multa a empresários

PUBLICIDADE

As Notificações de Lançamento Tributário lançadas para empresas que vendem mercadorias para outros estados brasileiros serão suspensas. Essas notificações foram emitidas porque as Notas Fiscais Eletrônicas (NFE) não receberam o registro de passagem pela fronteira nos postos fiscais de saída do Estado e tiveram o registro de entrada em outro estado, gerando assim multas para empresas.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Mauro Muller, essa é uma cobrança indevida aos empresários. "Todos os produtos saem com notas do nosso estado, a responsabilidade de carimbar as NFEs na saída do estado é do transportador", aponta Muller.

Os empresários mato-grossenses que exportam mercadorias para outros estados enfrentam esse problema rotineiramente. "Não podíamos deixar esse entrave se agravar, até porque o empresário não quer burlar o sistema", enfatiza o presidente.

Muller, explica que a Aces esteve em constante luta para solucionar esse impasse. "Conseguimos uma reunião extraordinária com o secretário de Estado de Fazenda, Marcel Souza de Cursi, e apontamos que estávamos sendo penalizados sem termos culpa".

Durante a reunião Muller questionou "é o mesmo que um guincho transportando um carro ultrapassar o sinal vermelho e a multa sair para o proprietário do carro e não do guincho". Segundo Muller, o secretário de Estado se posicionou favoravelmente e decidiu suspender as notificações. "O secretário afirmou que a responsabilidade será repassada para o transportador. Eles terão que justificar a não passagem pelo fisco nas fronteiras".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Indústrias em Matupá acumularam R$ 4,4 bilhões em exportações de produtos

As indústrias em Matupá (200 km de Sinop) alcançaram...

Mudam regras de gestão florestal em Mato Grosso

O setor de base florestal de Mato Grosso terá...

Inflação fecha 2024 em 4,83%, ultrapassando o teto da meta

Com o resultado de 0,52% em dezembro, a inflação...
PUBLICIDADE