As vendas de produtos sinopenses para o mercado exterior resultaram, nos três últimos meses, US$ 73,4 milhões em negócios, 217,58% a mais do que no mesmo período do ano passado, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Somente em março, foram pouco mais de US$ 49 milhões (+190,15% no comparativo).
A soja lidera a lista – composta por pelo menos 17 produtos – com negócios que atingem US$ 56,8 milhões (não está incluso o grão para semeadura). Outros grãos da oleaginosa, mesmo triturados, aparecem em seguida, com US$ 5,9 milhões. Carnes desossadas de boi congeladas (US$ 4,2 milhões) carnes desossadas do bovino, porém frescas ou refrigeradas (US$ 3,1 milhões) também estão entre os primeiros do “ranking”, que tem ainda tripas de bovinos, madeiras de variadas espécies, milho (exceto para semeadura), algodão debulhado e outros.
Conforme o relatório do Ministério, a China continua sendo o principal cliente, com US$ 47,6 milhões. Espanha (US$ 4,3 milhões), Vietnã (US$ 3,4 milhões), Chile (US$ 3 milhões), Taiwan (US$ 2, 9 milhões), Tunisia (US$ 2,7 milhões) e Hong Kong (US$ 2,1 milhões) também estão na relação de principais destinos (ao todo são aproximadamente 30 localidades).
Importações
No primeiro trimestre, as importações feitas por empresas e indústrias sinopenses somaram US$ 570,8 milhões, queda de 17,87% em relação ao mesmo período do ano anterior. Bens intermediários como insumos industriais foram os principais produtos adquiridos.