Pelo menos 39 municípios mato-grossenses foram contemplados pelo Ministério da Saúde pelo programa Academia da Saúde, criado em abril, cujo objetivo é estimular a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. No país, foram selecionadas 2 mil localidades em pouco mais de 1,8 mil municípios.
Os polos, de acordo com o ministério, são espaços públicos construídos para a prática de atividades físicas que devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Sinop está na relação, contemplada com uma academia. De acordo com assessoria de imprensa da prefeitura, o pedido para o ministério foi de cinco polos. Até o momento, não foi confirmado para qual área foi aprovada a instalação.
No Estado, apenas as cidades de Torixoréu e Santo Antônio do Leste foram contempladas com duas unidades. As outras cidades, entre elas Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande, Nova Ubiratã, Tapurah, Peixoto de Azevedo e Juína, receberão apenas uma unidade por enquanto.
Não foi confirmado quanto deverá ser investido nas unidades. “As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, explicou o ministro Alexandre Padilha, por assessoria.