Foi publicado no Diário Oficial da União, a portaria que determina o prazo de 24 horas para as secretarias municipais e estaduais de Saúde notificarem ao Ministério da Saúde os casos graves e as mortes suspeita por dengue. Os casos clássicos da doença continuarão com os relatórios semanais. Essa medida possibilitará a identificação precoce do novo sorotipo da doença que é o 4 e de alterações no comportamento epidemiológico da dengue, com a adoção imediata das medidas necessárias, por parte do Ministério e das secretarias.
De acordo com informações da assessoria do Ministério, os casos graves, de óbitos e com sorotipo de dengue 4 necessitam de um melhor acompanhamento, o que justifica a sua inclusão entre as doenças de notificação imediata. A notificação imediata pode ser feita por telefone, e-mail ou diretamente no site da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério. A regra vale, inclusive, para casos ocorridos em fins de semana e feriados.
“A mudança na Portaria permitirá um conhecimento melhor e mais rápido de como está se comportando a dengue, propiciando uma ação de prevenção e controle mais oportuna”, explica o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa.
A atual portaria mantém na lista de notificação imediata doenças como cólera, dengue pelo sorotipo DEN-4, doença de chagas aguda, febre amarela, poliomielite, raiva humana, influenza por novo subtipo viral, sarampo e rubéola.
Em Sinop, até o dia 20 de janeiro 129 pessoas procuraram os postos de Saúde e o Pronto Atendimento e fizeram o exame de sorologia da dengue, porém, apenas dois casos foram confirmados.