PUBLICIDADE

Quase metade das queixas de usuários do SUS no Estado é por conta de ‘grosseria’

PUBLICIDADE

Relatório da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá aponta que 21% das denúncias recebidas em 2015 estão relacionadas ao atendimento dos profissionais da saúde (318 casos), 16% a falta de medicamentos e material hospitalar (235 casos) e 11% relacionados a exames (164 casos).

O relatório apresentado ao Conselho Municipal de Saúde em junho é o resultado das manifestações registradas de usuários pela ouvidoria via email, telefone, sistema de ouvidoria da prefeitura, via ouvidoria do Ministério da Saúde e pessoalmente. Foram 1.504 processos entre janeiro e dezembro, sendo que 1.245 (83%) foram finalizados.

A ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS, espaço democrático para a manifestação dos usuários e para disseminação de informação. Atua na mediação entre sociedade e gestores e prestadores de serviços do SUS.

São 142 casos (45%) relativos a mau atendimento, grosseria, falta de ética, cordialidade, orientação ou informações adequadas ao usuário. Denúncias de erro, negligência ou descaso no atendimento prestado, principalmente médico, representou 18% das reclamações, com um total de 59 casos.

Em relação aos medicamentos, a falta de material hospitalar, fralda, leite, receituário e cadastramento lideram as reclamações na atenção básica e secundária.

Os medicamentos que mais faltaram são: Kolagenase, Óleo Ddersani, Amitripilina, Prolopa, Enoxoparina, Metropolol (Selozok), Sulfadiazina de Prata, Fluoxetina, Lozartana.

Entre os insumos que mais faltaram estão: esparadrapo, gazes,sonda, luvas, dispositivo urinário, xilocaína, fitas e aparelho para medir glicemia.

Em relação a exames, a reclamação de demora nos agendamentos, realizações e entrega de resultados representou 98% das reclamações (161 casos). Foram 116 reclamações da demora em autorização e realização de cirurgias (91%) e 11 casos de demora na realização do procedimento, mesmo após autorização (9%).

Relatório foi apresentado pela ouvidora Priscila Munique Dias Miranda, que em agosto encerra sua atuação, eleita por duas vezes. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura no Nortão define compra de duas UTIs móveis e dois ônibus

A administração municipal em Tapurah (200 quilômetros de Sinop)...

Secretária prevê “números elevados” de dengue em Lucas e pede apoio da população

Representantes da Secretaria de Saúde, Infraestrutura e Obras e...

Estado alerta sobre cuidados com animais peçonhentos no período chuvoso

A secretaria estadual de Saúde publicou comunicado, esta semana,...

Central de saúde em Lucas suspende atendimentos para reformulação interna

A secretaria municipal de Saúde comunicou que as atividades...
PUBLICIDADE