quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Orçamento da secretaria de Saúde deve aumentar em MT

PUBLICIDADE

Nos próximos dois anos o Governo do Estado pretende aumentar em 15% o orçamento anual da Secretaria de Estado de Saúde (SES), passando de R$ 1,47 bilhão de recursos atuais para R$ 1,69 bilhão entre 2017 e 2018. A explicação para esse acréscimo de receita orçamentária está no objetivo de ampliar o número de leitos hospitalares públicos, construir novos hospitais regionais e reformar a sede da SES e também a Central de Distribuição de Medicamentos. Essas futuras ações de governo para a área da Saúde foram debatidas em reunião entre o governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário da pasta, Eduardo Bermudez.

No encontro, realizado no Palácio Paiaguás, ficou definido também que haverá alteração no modelo de gestão de alguns hospitais regionais. “Fizemos um mapeamento e descobrimos que para cada região há a necessidade de uma gestão hospitalar diferente. Em Rondonópolis, a comunidade e a classe política defendem a permanência da OSS [Organizações Sociais de Saúde]. Já no Vale do Teles Pires, os prefeitos pedem que eles, por meio do consórcio regional, assumam a administração do hospital. Diante disso vamos respeitar a necessidade de cada região e realizar a transição de gestão onde for necessário e mais adequado“, explicou o secretário de Saúde.

Em se tratando de mudanças de gestão, foi conversado durante a reunião, que a Central de Regulação será reestruturada. A proposta será estender o Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) aos 141 municípios de Mato Grosso. A previsão é fazer isso até o final de 2016, permitindo que todas as cidades do Estado tenham acesso ao sistema online de gerenciamento regulatório de internação hospitalar. “Com essa reestrutura- ção da central passaremos a ter um controle maior sobre disponibilidade de vagas dos leitos hospitalares e, consequentemente, uma visão mais clara de onde são necessários maiores investimentos junto às unidades de saúde do Estado”, completou Bermudez.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE