quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Tribunal de Justiça muda regra para eleger presidente e reduz mandato de Perri

PUBLICIDADE

O pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou, por maioria, o novo modelo de eleição para presidente da corte. Todos os desembargadores (exceto os que já ocuparam duas vezes cargo de direção) poderão concorrer. A escolha será feita pelos próprios integrantes da corte. Até então a disputa ficava apenas entre os três mais antigos, que não tivessem cumprido duas funções em diretoria. A próxima eleição é em outubro.

Outra decisão importante aprovada pelo pleno é com relação ao mandato do atual presidente, Orlando Perri, que será reduzido em um mês. A gestão, que terminaria dia 28 de fevereiro, será encerrada em 31 de janeiro de 2015.

Para Perri, a decisão traz uma maior democratização ao Poder Judiciário. “Demos uma interpretação mais elástica. O que decidimos hoje são posições já tomadas em outros tribunais, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde se ampliou o quadro de elegíveis. É muito mais salutar, permite que todos possam exercer cargo de direção, segundo a sua vocação, segundo o seu perfil”, destacou.
 
Conforme ele, a emenda regimental aprovada hoje pelo Pleno já passa a vigorar. “Vamos agora abrir prazo para as inscrições e impugnações, estabelecemos um procedimento pré e pós-eleitoral que será seguido já nestas eleições”, explica ele.
 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE