quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Termina hoje prazo para entregar segunda parcial da prestação de contas

PUBLICIDADE

Termina, hoje, o prazo para que os candidatos e partidos políticos prestem contas à Justiça Eleitoral das receitas e gastos utilizados até o momento na realização da campanha eleitoral das eleições deste ano. O prazo que vence hoje refere-se à segunda parcial das contas. De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do universo de 462 prestações esperadas em Mato Grosso, apenas 53 foram entregues, o que corresponde a 11,4%.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) alerta aqueles – candidatos e partidos políticos, que ainda não prestaram contas que o façam dentro do prazo legal e evitem problemas futuros. “Orientamos aos candidatos que prestem a 2º conta parcial, a fim de evitar, que na avaliação final das contas após as Eleições, essa ausência possa comprometer ou impedir uma possível aprovação”, frisou o coordenador de controle interno e auditoria do Tribunal, Daniel Taurines.

A obrigação de prestar contas de campanhas está prevista no artigo 36 da Resolução TSE nº 23.406/2014. De acordo com a norma, os candidatos titulares aos cargos são obrigados a entregar à Justiça Eleitoral duas prestações de contas parciais e uma final. A prestação dos vices e suplentes estão englobadas nas contas dos titulares.

A entrega da 1º parcial foi no período de 28 de julho a 2 de agosto. Já a 2º parcial, que teve início no dia 28 de agosto encerra hoje.

As prestações de contas são realizadas via Sistema de Prestação de Contas Eleitorais/2014 gerenciado pelo TSE. Neste, os candidatos discriminam os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro recebidos para financiamento de campanha e os gastos que já realizaram. Todos os doadores e fornecedores são detalhados.

Após o encerramento do prazo de entrega das contas, as mesmas são disponibilizadas a sociedade para consulta. Em relação a 2º parcial, o TSE irá divulgar as contas prestadas até o dia 06 deste mês. “O objetivo é proporcionar ao cidadão acesso as informações das contas – receitas e despesas dos candidatos. Além disso, é uma iniciativa que vem ao encontro do princípio da publicidade que deve nortear todas as ações dos nossos futuros governantes”, destacou Daniel Taurines.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...

Senadora quer nome de mãe e filhas mortas em Sorriso em lei do cadastro de estupradores

O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Estupro pode...

Rota prevê duplicar 27 km em Sinop da 163 iniciando 2º semestre e sem desapropriações

A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou, esta tarde,...

Prefeito inaugura pavimentação em Colíder onde foram investidos R$ 5,8 milhões

O prefeito Hemerson Máximo, (Maninho) inaugurou a segunda etapa...
PUBLICIDADE