quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: prefeito viaja e 15 entidades continuam esperando para tratar do aumento de impostos

PUBLICIDADE

O prefeito Juarez Costa não vai se reunir, hoje, com diretores de 15 entidades representantes de classe empresarial, prestadores de serviços, produtores, industrias e moradores para tratar do aumento no IPTU, ISSQN, ITR, e diversas taxas. O encontro foi pedido pelos dirigentes mas a prefeitura informou que "Juarez está viajando" e que deve retornar na próxima semana. O motivo da viagem do prefeito não foi detalhado, nem informado em que cidade ele está. Também não foi agendada data do encontro.

A votação do código tributário está parada na câmara mas tem que ser votada até dezembro para ter validade ano que vem. A prefeitura recuou, sob forte pressão das entidades, e retirou o projeto, após "bombardeio" de críticas pela intenção de reajustar o Imposto Predial e Territorial Urbano em 30%, o Imposto de Serviço de Qualquer Natureza em "25% real" e aumentar algumas taxas em mais de 60%.

As entidades permanecem mobilizadas e, embora o projeto tenha sido enviado à câmara municipal, há cerca de 10 dias, só na segunda-feira as entidades conseguiram cópia do "anexo" onde constam percentuais de reajustes.

A delegada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Marlene Costa, disse que o consumidor final pagará o preço pelos aumentos de impostos propostos pela prefeitura. “Ainda não é possível detalhar quais impostos terão aumento, uma vez que recebemos o restante do projeto somente, ontem (2ª feira). Entretanto posso dizer já que este impacto vai para consumidor. Quem vai pagar este preço, será ele”, declarou.

A prefeitura de Sinop ainda não se posicionou se o projeto do código tributário tem alguma extinção de taxa ou se pretende conceder alguns incentivos. A prefeitura de Lucas do Rio Verde, por exemplo, concedeu isenção das taxas de licença para localização, emissão de alvará de localização e funcionamento dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões. Com isso, a partir de 2015, cerca de 3.800 empresas serão beneficiadas.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a Associação Comercial e Empresarial (ACES), a Ordem dos Advogados (OAB), o Sindicato dos Madeireiros (SINDUSMAD), o Sindicato Rural, a Associação dos Criadores (ACRINORTE), a Associação Médica, o Conselho Regional de Odontologia (CRO), a Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AENOR), o Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (CODENORTE), a Associação dos Recuperadores de Veículos, o Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários (CEARPA), a Associação dos Loteadores (AELOS) e a União Sinopense das Associações de Moradores de Bairros (USAMB), "continuam esperando" a prefeitura agendar encontro com Juarez para tentar reduzir os altos percentuais de aumento.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE