sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Oposição busca substituir Jayme e deputada é vista como uma das opções

PUBLICIDADE

No fervor do destempero político iniciado pela renúncia do senador Jayme Campos (DEM) para concorrer à reeleição, a coligação “Coragem e Atitude para Mudar”, encabeçada pelo candidato ao governo, senador Pedro Taques (PDT), tem a missão de encontrar, nesse fim de semana, um nome à altura do democrata para assumir sua vaga. A tendência de o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) vir a declinar de assumir o posto, acompanhado pelo ex-secretário de Governo de Cuiabá, Fábio Garcia (PSB), remete à oposição a análises que passam por indicações do DEM; podendo abrir espaço para o PSB através da deputada estadual Luciane Bezerra, chegando ao coordenador geral da campanha de Taques, o ex-prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti.

O nome da ex-senadora Serys Slhessarenko (PTB) também entrou no rol de avaliações. E teria chances parcas de evoluir, considerando a falta de apoio da ex-parlamentar no PTB para brigar pela vaga, ainda no período das convenções. O descontentamento dela provocou sua decisão de não disputar cargo eletivo no pleito deste ano, projetando simpatia pelo projeto do PSD, liderado pelo candidato ao governo e principal adversário de Taques, deputado José Riva.

No Democratas, que requer o direito de indicar o substituto de Jayme, são aventados o ex-prefeito de Alto Garças, Roland Trentini e ainda o ex-senador, Gilberto Goellner. As estratégias da oposição só devem ser definidas após a reunião da Executiva do DEM, marcada para amanhã (28), em Cuiabá, que contará com o senador no comando dos debates.

Fábio Garcia decidiu manter seu projeto de disputar uma das oito vagas à Câmara Federal na sexta-feira. Sua posição já teria sido comunicada à cúpula da oposição, atendendo, segundo fonte, pedidos reiterados advindos do prefeito Mauro Mendes (PSB) e ainda de familiares do postulante.

Na lista sob análise de Taques e do grupo apoiador, se sobressaiu o de Nilson Leitão. O tucano chegou a conversar sobre o assunto com o presidenciável, Aécio Neves (PSDB), em São Paulo. Itens como a viabilidade eleitoral, unidade no grupo e recursos para a campanha, são fortes elementos para barrar seu aceite.

Nesse contexto é que o nome de Garcia ganhou força, por ser próximo de Mauro Mendes, além de ter canais favoráveis para obtenção de recursos. Fábio é filho do empresário, que atua na área da construção civil, Robério Garcia, o Berinho. Contaria com apoio de uma parcela considerável de doadores de campanha da iniciativa privada.

Ao avaliar a seara, Sachetti disse que “não tinha esse projeto e que assim como o grupo, está analisando porque tem várias questões a serem ponderadas, como em relação aos recursos de campanha”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE