sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro mato-grossense no STF mantém Lula afastado de ministério e sem foro privilegiado

PUBLICIDADE

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, acaba de conceder liminar mantendo Lula afastado do cargo de ministro da Casa Civil (ele tomou posse ontem). Gilmar também decidiu que Lula não terá foro privilegiado. Com isso, se a decisão for mantida, o ex-presidente continuará sendo investigado pelo juiz Sergio Moro, na Operação Lava Jato. Ação foi proposta pelo PSDB e o PPS. Lula ainda pode recorrer ao plenário do STF.

O ministro entendeu que, nas conversas de Lula e Dilma, autorizadas pela justiça federal, houve a intenção do ex-presidente em fraudar as investigações da Operação Lava Jato, que luta teria sido beneficiadas pelas empreiteiras investigadas no esquema de corrupção da Petrobras, e que sua nomeação seria para ter foro privilegiado.

Nos grampos, Lula também ataca o Supremo dizendo que está "acovardado", mesmo termo usado para o Superior Tribunal de Justiça em relação ao andamento das ações conduzidas por Sergio Moro. Houve duras reações dos ministros Celso de Mello e Gilmar Mendes às críticas de Lula.

“Se houver avaliação de que se trata de medida para descredenciar a Justiça, obstrução de Justiça certamente está nos tipos de crime de responsabilidade. Pode ter outros dispositivos aplicáveis da legislação penal”, afirmou, anteriormente, Gilmar Mendes.

Em instantes mais detalhes

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Senador de MT defende redução da maioridade penal após homicídios de motoristas de aplicativos

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na...
PUBLICIDADE