sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Leitão e Blairo são escolhidos pelo Diap e entram no seleto grupo das ‘100 cabeças do Congresso’

PUBLICIDADE

O DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – divulgou a lista dos 'cabeças do Congresso Nacional' e dois mato-grossenses estão entre os 100 mais influentes: o deputado Nilson Leitão (PSDB) e o senador Blairo Maggi (PR). Na definição do departamento, os cabeças são parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ide ias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las.

Da bancada mato-grossense, composta por 8 parlamentares, só Leitão e Blairo integram o grupo. O deputado foi escolhido no critério 'debatedor' e o senador na avaliação de 'articulador. No levantamento feito pelo DIAP, os dois são considerados as 'novas cabeças' passando a integrar a lista dos 100. Além de Leitão, foram escolhidos 25 novos deputados, dentre eles Celso Russomano (PRB-SP), Orlando Silva (ex-ministro, PCdo B-SP), Julio Delgado (PSB-MG).

Do Senado, além de Blairo Maggi (PR), são mais 11 novos cabeças, dentre eles Antonio Anastasia (PSDB-MG), Tasso Jereissati (PSDB-CE),  José Serra (PSDB-SP), João Capiberibe (PSB-AP).

O Estado com maior número de 'cabeças no Congresso' é São Paulo, com 15 parlamentares. Rio de Janeiro é vice, com 10. Mato Grosso, ao lado de Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, Goiás, Amazonas, Espírito Santo, Amapá tem 2.

Na divisão de cabeças, por partido, o PT lidera com 24 deputados e 10 senadores (e reduziu o número de integrantes). O PSDB tem 14 deputados e 7 senadores. O PMDB é terceiro com 12 deputados e 8 senadores.

O DIAP inseriu o deputado mato-grossense Saguas Moraes (PT) na lista dos parlamentares em 'ascensão' – grupo formado pelos que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do parlamento. O Diap considera que os estão em ascensão entre os 150 mais influentes do Congresso.

O DIAP faz estudos para definir os mais influentes desde 1994. Nos 22 anos apenas um parlamentar manteve-se em todas as edições. É o senador Paulo Paim (PT-RS).

Na Câmara dos Depuados estão 513 parlamentares e, no Senado, 81.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE