quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Câmara aprova fim da reeleição para prefeito, governador e presidente

PUBLICIDADE

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o fim da reeleição para presidente, governador e prefeitos. Foram 452 votos favoráveis e 19 contrários. Os governadores e prefeitos eleitos pela primeira vez, no caso na eleição do ano passado, vão poder disputar a reeleição. A proposta de emenda constitucional vai, agora, par votação no Senado.

O texto aprovado é o do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição. Ela não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos no período anterior.

A maioria da bancada mato-grossense foi favorável. "É um grande avanço. A reeleição é um modelo bom, mas de forma geral no país, o fator da reeleição resultou em muita corrupção. Determinados prefeitos, por exemplo, para se manter no poder acabaram fazendo conchavos e concessões que não poderiam ter feito para conseguir a reeleição. E, em muitos casos houve corrupção. Outro exemplo é o governo federal onde fizeram o diabo para se manter no poder", criticou. "Agora, vamos esperar a discussão e votação se os mandatos vão para 5 anos e se as eleições serão em um ano só para todos mandatos, de vereador a presidente (atualmente é de 2 em 2 anos)", disse, ao Só Notícias, o vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão.

(Atualizada às 22:46hs)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia adia votação das mudanças do Fethab destinando verbas para institutos

A Assembleia Legislativa adiou a segunda votação do projeto...

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...
PUBLICIDADE