sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Paciente psiquiátrico agride funcionária de UPA em Cuiabá

PUBLICIDADE

Um paciente psiquiátrico agrediu uma enfermeira e ameaçou outras pessoas que aguardavam por atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Morada do Ouro. Como nem familiares conseguiram conter o paciente, policiais militares foram acionados para evitar que o pior acontecesse.

Mesmo sem a responsabilidade de atendimento deste tipo de paciente, a unidade vem recebendo pessoas nestas condições há algum tempo, como conta um servidor que preferiu não se identificar. “Tem se tornado frequente a entrada de pacientes com sérios problemas psiquiátricos aqui na unidade. Toda semana pelo menos um chega e como aqui é pronto-atendimento não podemos nos negar a atender”.

Afirma que além dos pacientes da Capital, existe os que vêm do interior do Estado. “Estamos com uma mulher que veio de Rondonópolis. Já tentamos a transferência dela inúmeras vezes, mais sem sucesso”.

O funcionário destaca que não é a primeira vez que funcionários são agredidos por pacientes psíquicos. “Outro dia tivemos que socorrer uma enfermeira, que era agredida com socos e xingamentos, por um paciente que teve um surto”.

Segundo Adriane Carvalho Lima, assistente social da unidade médica, a UPA se tornou uma porta de entrada para esse tipo de doente. “Desde que fechou o pronto-atendimento do Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, nós estamos recebendo pacientes psíquicos. O problema é que não temos condições físicas e profissionais capacitados para esse tipo de atendimento”.

A assistente social ainda ressalta que os servidores acabam ficando vulneráveis aos doentes mentais, uma vez que a maioria dos que chegam à unidade são muito agressivos. “Hoje estamos com 6 pacientes se tratando aqui, destes, 2 ficam sedados praticamente 24 horas por dia, por que são muito agressivos e têm surtos constantes. Um destes pacientes, inclusive, é uma mulher que fugiu de um hospital de Rondonópolis e acabou parando aqui e não conseguimos a transferência dela”.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o ataque do paciente com surto psicótico. A decretaria ressaltou ainda que as equipes de pronto-atendimento das unidades de saúde municipais estão preparadas para atender apenas intercorrências clínicas. Não possuindo assim, o devido preparo e estrutura para receber um paciente em surto psicótico, uma vez que este atendimento não é de competência do Município, e sim do Estado.

Outro lado – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, desde o ano passado, o Ministério da Saúde realizou modificações nas regras ministeriais do Sistema Único de Saúde.

De acordo com a nova política da Rede Psicossocial (Raps), da portaria 148 de 31/2012, o pronto-atendimento de pacientes psíquicos deve ser realizado nas policlínicas e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA). Após a conclusão do tratamento clínico, os pacientes devem ser encaminhados para o Hospital Adauto Botelho, para tratamento psiquiátrico.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE