quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura pede devolução de prédio e assessoria busca outro imóvel para escola estadual

PUBLICIDADE

Cerca de 450 alunos da estadual Jorge Amado, na rua na João Pedro Moreira de Carvalho, nas proximidades da BR-163, no bairro Menino Jesus, podem estudar em uma outra unidade e há o risco de ficarem sem estudar. A informação foi confirmada pela diretora da unidade, Eliana Franco Pelin da Silva, ao Só Notícias. Ela aponta que a prefeitura pediu a devolução do imóvel, que é utilizando através de cessão, há cinco anos, pela Secretaria de Estado de Educação. “O termo de ocupação do prédio venceu, não houve renovação e estamos preocupados. Comunicamos a assessoria pedagógica, que está buscando outro local com capacidade para receber os alunos e professores, no próximo ano. O problema é que não encontra um prédio com capacidade de pelo menos 10 salas e local para o setor administrativo da escola”, explicou a diretora.

A secretária municipal de Educação, Gisele Faria de Oliveira, explicou, ao Só Notícias, que não houve formalização por parte da Secretaria de Estado de Educação,  requerendo prorrogação do uso do prédio. “O município repassou através de cessão ao Estado para que pudessem construir suas unidades próprias. Foram oficializados, no ano passado, da entrega da unidade escolar. Ficou definida disponibilidade de entrega, que ocorreu em setembro. Não houve um pedido para  prorrogação do uso do imóvel público. Existe uma preocupação referente a recolocação desta crianças que estudam na rede estadual. Atinge indiretamente o município. São filhos de moradores de Sinop”, declarou.

Gisele disse ainda que neste prédio o município atenderá cerca de 300 alunos da educação infantil.  “Temos a necessidade de atender a educação infantil, que cresceu significativamente no município. Esta unidade atenderá alunos de 4 a 5 anos da região do Sebastião de Matos. Se o município não atender essas crianças será responsabilizado e terá que cumprir com essa obrigatoriedade de qualquer forma. O requerimento de cedência do prédio foi comunicada com antecedência e teve tempo para eles [Seduc] se organizarem”.

A assessora pedagógica Janaina Schweitzer Chitolina informou, ao Só Noticias, que houve fim da cessão do prédio da prefeitura e que está buscando alugar outro imóvel. "Ainda temos um prazo razoável. As aulas só começam em fevereiro. Estamos tentando alugar um imóvel para fazer as adequações e colocação dos alunos. Porém, não conseguimos encontrar nenhum que atenda a capacidade escolar. Nós tínhamos um prédio certo. A escola Jorge Amado seria recolocada em um prédio onde funcionava o antigo colégio Zenir Vieira. Porém, em outubro, fomos comunicados que o prédio será demolido e não será mais disponibilizado ao Estado. Estávamos tranquilos, mas o proprietário não quer alugar. É um direto dele e agora temos que buscar outro local”.

Segundo Chitolina, os alunos poderão ser ir para outras escolas estaduais. “Ainda não temos uma solução definitiva. Estamos estudado a possibilidade de redimensionar alguns alunos para outras unidades escolares. Assim conseguiremos diminuir a quantidade de estudantes e alugar um prédio menor que consiga comportar e atender a demanda. Por exemplo, os alunos seriam transportado para outras unidades em bairros próximos. Alunos do quarto ao nono ano podemos colocar no ônibus e levar para outas escolas”, explicou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão em Mato Grosso ganha R$ 711 mil após acertar 15 números na loteria

Um bolão com quatro apostadores em Rondonópolis (144 quilômetros...

Confirmado show de Gusttavo Lima em Lucas do Rio Verde

A diretoria da Expolucas confirmou, há pouco, que Gusttavo...
PUBLICIDADE