quinta-feira, 18/abril/2024
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Samu implanta sistema de ponto estratégico operacional em MT

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Com o objetivo de prestar serviços mais rápidos à população e melhorar o tempo resposta dos atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) implantou pontos estratégicos em Cuiabá e Várzea Grande. O novo sistema operacional está funcionando desde o início de outubro e possibilitará um fácil deslocamento da equipe para o local onde houver acidente. Os pontos estratégicos foram escolhidos com base em estatísticas que apontam locais e horários em que as ocorrências acontecem com mais frequência.

“Fizemos uma análise de todas as estatísticas que envolvem os atendimentos, sejam eles traumáticos ou clínicos e com isso fizemos a disposição das ambulâncias”, explica o diretor, coronel BM Vicente Manoel de Deus Neto, ressaltando que a princípio, as ambulâncias ficarão dispostas em locais estratégicos, entre as 16h e 18h.

Ao todo são oito pontos estratégicos, sendo cinco em Cuiabá e três em Várzea Grande. Entre os locais escolhidos estão as avenidas do CPA e das Torres em Cuiabá e as avenidas Filinto Muller e Julio Campos em Várzea Grande.

De acordo com o diretor, o Samu vai buscar parcerias para melhorar e expandir esses pontos estratégicos, que já têm surtido efeito na melhora do tempo resposta do atendimento. “Já podemos obervar uma melhora no nosso tempo resposta que atualmente é de 10 a 15 minutos. O objetivo é reduzir esse tempo para 5 a 6 minutos, diminuindo assim a espera e garantindo a hora ouro e o minuto diamante que são determinantes para a vida ou a morte das vítimas”.

Desde o mês de junho de 2015, a diretoria do Samu tem elaborado estatísticas referentes aos atendimentos realizados pela equipe. Até o mês de agosto 7.223 ocorrências foram atendidas, sendo 2.403 em junho, 2.316 em julho e 2.504 em agosto. Desse total, em relação ao tipo de acidente atendido pelo Samu 1.876 são motociclísticos, 733 traumas, 293 acidentes automobilísticos, 158 atropelamentos e 107 acidentes ciclísticos.

O Samu ainda atendeu 2.345 pacientes de emergências clínicas, 235 de emergências psiquiátricas, 200 de emergências gineco-obstétrica, 59 pacientes de pediatria, 10 pacientes com parada cárdio respiratória, além de 142 atendimentos com óbito no local da emergência clínica e 121 com óbito no local do trauma.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O atendimento é feito em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos.

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